Liderança Situacional – Treinamento para Líderes

Treinamento para Líderes – Liderança Situacional.

 

Quando Paul Hersey e Kenneth Blanchard elaboraram o modelo da Liderança Situacional e ofereceram às organizações, deram um passo importante e uma contribuição para o Treinamento e Desenvolvimento de Líderes que poucos conseguiram dar. Não por ser uma técnica inovadora ou excepcional, se observar bem, a técnica é uma obviedade, mas é uma técnica consistente, inteligente e uma técnica. Até que fosse concebida, simplesmente não existia no Treinamento Empresarial um formato tão inteligente, lógico e aplicável.

O Treinamento para Líderes deu um passo importante ao desenvolver este modelo, que apesar das variações que vem sofrendo ao longo do tempo, nenhuma delas conseguiu substituir o modelo original.

Infelizmente, apesar de ser disseminada nas organizações, não vemos gestores com um mapeamento de colaboradores baseado no modelo situacional de Hersey&Blanchard, o que é um enorme e tremendo erro. Participam de um Treinamento para Líderes, conhecem o modelo situacional, mas simplesmente não aplicam-no. Os poucos que vimos aplicá-lo tem resultados na gestão de equipes à olhos vistos e muitos bons resultados.
Claro que este modelo não esgota e nem substitui o Desenvolvimento de Liderança, pois não é a última palavra em torno do tema, mas é um dispositivo notável e continua contemporâneo, para quem pretende a liderança de qualquer grupo.

 

Criticamos fortemente o Treinamento para Líderes que não dedica uma parte de seu tempo para a elaboração deste conceito nas organizações. É um modelo muito simples, mas eficaz e ideal para novos líderes.
Uma vêz que é um modelo de mais de 30 anos, algumas organizações o rejeitam por considerarem-no obsoleto e caem numa armadilha, pronta para quem avalia pouco o que contrata, e contratam um Treinamento para Líderes mais moderno, atualizado e com um nome de batismo diferente, mas que é fundamentado nos mesmos alicerces da liderança situacional. Para quem dedica-se à atividade do Treinamento para Empresas, facilmente observável, à olhos vistos.

O que recomendamos é que se contratar alguma organização para ministrar um Curso de Liderança, peça para dedicar um tempo ao conhecimento destas técnicas. Avalie e verifique o que de valor e eficiência poderia agregar à gestão de pessoas e à liderança de sua organização. Temos certeza de que algo poderá lhe surpreender.

Tomamos o cuidado de, mais uma vêz, deixar claro que as técnicas de liderança situacional não é o supra-sumo do Treinamento para Líderes, mas uma técnica que vale à pena conhecer-se e aplica-la, antes de rejeitar um dispositivo inteligente e eficaz, que poderá ajuda-lo bastante no desenvolvimento organizacional e na formação das novas lideranças.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br