Certezas e Incertezas – Treinamento para Líderes

Líderes e a Era da Incerteza – Treinamento para Líderes.

No Treinamento para Líderes é muito comum a expectativa das pessoas em torno das soluções pragmáticas para que a liderança aconteça na organização, resumindo, um roteiro à ser seguido, um caminho com migalhas de pão para que os levem do lugar aonde estão até a liderança.
Esta reação é natural e captada mais facilmente no Treinamento In Company aonde a proximidade entre treinador e treinandos permite uma maior comunicação, inclusive a comunicação não verbal.
Muito bem, esta reação é natural. Podemos afirmar que é comum do ser humano a procura por soluções mais exatas e precisas para os problemas que enfrentam no dia à dia de suas atividades e esta percepção foi muito bem captada pelo Treinamento Empresarial da segunda metade do séc XX, tanto que a proliferação de fórmulas prontas aconteceu a todo vapor.

Se tivesse a oportunidade de participar de um Curso de Liderança nos anos 1970 ou 1980, veria que as formatações seguiam bem este conceito, faça assim ou faça assado que a liderança acontecerá. Não poderia ser diferente, isto não foi nenhum demérito, pois todo o tema cujo nosso saber em torno do mesmo, ainda encontra-se em sua alvorada está sujeito á isto, tínhamos de ter um pontapé inicial para o aprofundamento em torno do tema e este aprofundamento acontece quando as falhas começam à aparecer, e apareceram com o tempo.

 

Então temos de um lado o ser humano com sua expectativa de soluções práticas para o problema de liderança e a educação corporativa de outro lado gestou a fórmula que o homem demandava, ou seja a fórmula pronta. Só podia resultar numa relação prolífica e o Treinamento e Desenvolvimento de Líderes na época foi um sucesso imenso.
Acontece que a liderança simplesmente não aconteceu, mesmo com a aplicação de todos os métodos e fórmulas sugeridas no Treinamento para Líderes da época o que significou um novo debruçar-se sobre o tema, principalmente no ambiente acadêmico. Nesta época, final dos anos 80 e começo dos anos 90, os pilares da economia comportamental já estavam bem delineados e deram uma contribuição importante para o estudo da liderança contemporânea.

O que observa-se é que esta exigência por soluções exatas, que normalmente os treinandos demandam, faz parte da natureza humana que lida com incertezas, pois quem está na incerteza procura soluções que os levem às certezas. Quem está na insegurança procura por soluções que os levem à segurança. Quem está no oceano procura por soluções que os levem à terra firme. É assim que o ser humano se desenvolve mesmo.
O que o Treinamento para Líderes contemporâneo procura mostrar os treinandos é que os líderes são necessários exatamente nos momentos de incertezas. Quando tudo é certeza, não há a necessidade de líderes. Quando se está na segurança, não precisamos de lideres que nos levem até aonde já estamos. Se estamos na terra, não precisamos de um líder que nos leve do mar à terra, pois já estamos em terra.

Líderes são fundamentais exatamente para aqueles momentos aonde nada é certeza e tudo é incerteza e para lidar com a incerteza não existem fórmulas exatas, o que existe são fórmulas conceituais, que exigem capacidade de abstração e sensibilidade para perceber-se tendências e cenários. Não há respostas exatas, há respostas conceituais. Este é o desafio de todo e qualquer Treinamento para Líderes que se propõe preparar pessoas para a liderança. Você que é líder ou pretende assumir a liderança, deverá aprender à lidar com as incertezas e construir caminhos para seguirmos adiante, mesmo que em ambientes incertos.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br