Lideres e as Perspectivas – Treinamento para Líderes

O Treinamento para Líderes e o Curso de Gestão de Pessoas
A Construção de Perspectivas.

 

Uma das coisas que Lideres detestam admitir, mas que acontece, especialmente, no momento em que vivemos é a perda da perspectiva da liderança. Perspectiva de liderança pode ser compreendida como os fundamentos sobre o quais repousa a liderança, o direcionamento estratégico dado à coletividade, ou time, sob a égide desta liderança e que traduz a mensagem que o time compreende, reagindo positivamente ante a perspectiva.
Esta leitura parece um pouco complexa, mas procure entendê-la como a percepção que o time tem da coerência das lideranças das ações dos líderes.
Quando se pensa na gestão de pessoas, não sob o espectro técnico, mas sob o espectro comportamental, verá também que a perda da perspectiva e suas formas de evita-la é um dos fundamentos de qualquer Curso de Gestão de Pessoas ou Treinamento para Líderes contemporâneo.

Mas porquê esta sujeição à perda de perspectivas acontece tão frequentemente nos dias de hoje ?

Vamos pensar juntos, se um dos alicerces sobre os quais repousa a liderança é a leitura precisa de cenários e tendências que estes desenham, imagine o tamanho da dificuldade para a manutenção desta leitura em cenários que estão em constante mudança e, cada vêz mais, rapidamente.
Nestas situações, a perda de perspectivas é uma ameaça que ronda, constantemente, as lideranças.

 

Se participou de um Treinamento para Líderes contemporâneo, deve ter percebido que cada vêz mais o líder começa à depender da leitura de cenários dos liderados na composição de sua própria leitura de cenários.
Porém para tal manobra, diga-se de passagem muito inteligente, precisa de colaboradores muito bem preparados. Aqui entra toda a importância do esforço realizado no curso de gestão de pessoas sob seu espectro comportamental.
Já deve ter visto em outras de nossas publicações que o Treinamento para Líderes e o Curso de Gestão de Pessoas estão sob conceitos muito próximos e tendem à fundir-se com o tempo? Pois é, este é um dos grandes indicadores desta tendência da liderança e da gestão de pessoas.

Quando o Empresas de Treinamento e Desenvolvimento de Liderança procuram formar novos líderes, tem também de pensar nos liderados e como desenvolvê-los ou poderá induzir o líder à se apoiar em pessoas sem preparo para apoiá-lo. Acaba por condenar líderes e liderados ao desgaste, ou mesmo fracasso.

Por esta razão, uma das funções vitais dos líderes é o desenvolvimento, tanto de soft-skills quanto de hard-skills dos liderados, pois eles é quem irão apoiá-lo e ajuda-lo nas interpretações de cenários e na construção de caminhos, para o trânsito menos desgastante, por estes cenários percebido por todos. É um belo desafio, e se não construído, um enorme e eficaz moedor de líderes.
Em nossos dias, cenários mudam quase que instantaneamente e quando há várias mentes preparadas observando estas mudanças, as novas leituras tendem a serem muito mais precisas do que a de um único indivíduo. Isto não garante a leitura precisa, mas minimiza, e muito, os riscos de uma leitura descolada das tendências que estes novos cenários desenham.

Quando pensar num treinamento empresarial para a formação das lideranças da organização, nunca se esqueça de que estas lideranças serão suportadas por liderados e estes liderados tem de estar preparados para darem um suporte fundamental para seus lideres. Caso o contrário poderá condenar líderes ao esforço perigoso e solitário de procurar interpretar cenários que nunca serão os mesmos e poderão redundar em ações ou estratégias desastrosas, tanto para líderes quanto liderados, ou seja, toda a organização sofrerá.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br