Liderança e Ética – Curso de Liderança

Líderes, Gestão e Inovação – Curso de Liderança.

 

Já ouviu o ditado “em casa de ferreiro o espeto é de pau”?
É, esta filosofia não cola mais e muito menos coisa do tipo “faça o que eu digo, porém não faça o que eu faço”. Frases como estas, muito comuns, revelam uma construção cultural negativa. No Curso de Liderança é uma das expressões que você deverá ouvir.
Mas o que são construções culturais negativas? Resumidamente são crenças descoladas do seu próprio tempo e que não refletem mais o que o senso comum aprova.
No passado afirmações deste espectro até poderiam ser aprovadas por uma maioria, mas nos dias de hoje refletem a dificuldade de se liderar pelo exemplo. E ninguém, ou muito pouca gente, quer seguir líderes que não dão o exemplo.
Assim como os modelos culturais mudam, tudo o que produzimos à partir destes, também muda.
Esta é uma das razões porquê é difícil encontramos líderes, genuinamente líderes, nas organizações. Os modelos culturais dissonantes. Mas o que são os modelos culturais?

 

Modelos culturais podem ser compreendidos como os pressupostos que construímos em nossas mentes para nortearmos nossas decisões e, consequentemente, nossas vidas. O choque cultural entre diferentes modelos é um dos fatores que mais inviabilizam a manifestação da liderança em nossos dias. Ninguém segue um líder aonde não encontra um eco cultural ou aonde não encontra a capacidade do alinhamento ético.
Na Palestra de Liderança vemos que a manutenção do equilíbrio entre líderes e liderados depende da relação de confiança, e sem um alinhamento ético ou alinhamento entre modelos culturais diferentes, esta confiança não é possível. Assim funciona o ser humano.

Pensamentos como os mostrados acima tendem à destruição deste relacionamento, pois induzem no liderado a percepção de que não podem confiar nas ações dos líderes. Surgindo esta percepção nos liderados, estes simplesmente viram as costas para o, agora suposto, líder.
Porquê acha que políticos, líderes de massas, quando são pegos cometendo ilícitos partem para todos os tipos de mentiras e dissimulações que possa imaginar? A razão é somente uma: pavor de que os liderados lhes virem as costas e percam a liderança.
Como não podem suportar uma relação de confiança pautada pela honestidade, partem para a desonestidade mesmo. O que importa é a liderança, é o resultado. Mas uma relação de enganos mútuos pode ser considerada liderança?
É aqui que a liderança começa à ficar complicada, pois uma relação mutuamente honesta só é possível com a ética e só sabe construir um relacionamento ético quem sabe o que é ética.

Ética no Treinamento para Empresas

A ética entrou no cardápio do treinamento empresarial como um dos conceitos importantes à serem elaborados entre colaboradores e líderes, porém uma cultura que nunca privilegiou a ética como um dos temas importantes para a educação, desde a mais tenra idade, encontra dificuldades para, antes da construção ética, entendermos o que é a ética e sua importância para o nosso convívio.
Mas o esforço é legítimo e antes tarde do que nunca. Muitas empresas de treinamento já compõe seus portfólios contando com a ética como um tema importante e que merece destaque.

Ainda falta muito para que o Curso de Liderança chegue ao seu state-of-the-art aqui nas terras brasilienses, o que vemos na maioria dos cursos é o ensinamento de técnicas de gestão continuadamente confundidas com técnicas de liderança e como resultado nas organizações, pessoas utilizando-se de técnicas de gestão, supostamente, liderando. Quando aparece a primeira dificuldade ou os primeiros desafios estes, supostos líderes, caem como moscas. Não conseguem reorientar negócios, tem dificuldades para manter times engajados, não inovam e sucumbem às exigências de mudanças que não conseguem atender.
Claro gestão e liderança, apesar de conceitos próximos ainda tem suas diferenças fundamentais e o que não se mostra por incapacidade de lidar com o tema ou incapacidade de uma avaliação inteligente, acaba por ser exposto pela realidade, às vezes dura.

Liderança e inovação estão de mãos dadas em qualquer área da atividade humana, afinal aonde não há necessidade de inovação, para quê líderes? Neste caso, a boa gestão basta.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br