Marketing Digital – Blogs

É hora de investir em blog?

Historicamente, os mais antigos registros de comunicação aconteceram através de imagens. Somente muito tempo depois surgiu a escrita.

Bom, naturalmente, a escrita oferece mais recursos para transmitir a mensagem do que as imagens.

Mas, pera aí…atualmente, em tempo de mídias sociais e emoticons, por que o blog, uma ferramenta essencialmente de conteúdos elaborados e textos mais extensos, merece destaque no processo de comunicação?
São as respostas a esta pergunta que nos faz lançar hoje o nosso blog. E você vai entender agora porque vale a pena investir, de forma cada vez mais profissional, neste canal de comunicação.

Vamos analisar a ferramenta por diversos ângulos:

 

O Orçamento.

A começar, o que primeiro importa na hora do planejamento: o budget! Quanto vou gastar? Quanto vou lucrar?

Ok! A crise está aí, os recursos são poucos. O Blog é um dos canais que exigem menor investimento: hospedagem e tempo. Eis os principais recursos que você vai precisar!

 

O alinhamento com o setor de vendas.

Concluindo que o investimento vale a pena, vem a próxima pergunta. Como o blog vai ajudar a alavancar os resultados da minha empresa?

  • O que te interessa é alavancar vendas? Bem, o blog ajuda aumentar a geração de leads e estimula o tráfego do seu site. Quanto maior o número de visitas, a base de contatos e a qualificação dos leads, maior a possibilidade de conversão, certo? Primeiro objetivo atingido!
  • Seu desafio é conhecer melhor seu público alvo? O conteúdo do blog direciona o visitante exatamente para o assunto de seu interesse. Na prática, significa qualificar seu cliente e diminuir a taxa de rejeição de sua página. Certamente, uma ótima estratégia para conhecer melhor seu público e fornecer-lhe as informações mais relevantes até a etapa de conversão.
  • A ideia é fidelizar seus clientes? Os conteúdos constantes e de qualidade mantem sua marca na mente do consumidor. Na hora de uma recompra, por que ele não voltaria a entrar em contato com você? E mais, ao manter-se conectado com as suas notícias, conhecerá também seus outros serviços e o up selling será mais uma vantagem neste relacionamento.
  • Você precisar reduzir o funil de vendas? Não dá pra investir em estratégias a longo prazo? Ao manter o cliente informado, cria-se um vínculo de fidelidade e aumentamos a credibilidade da sua marca. Quando a empresa chega a este estágio, o processo de vendas é encurtado, ao pularmos as primeiras etapas de atração e relacionamento. A conversão acontece de forma mais rápida, exigindo menos esforço da equipe de vendas.

O retorno sobre o investimento (ROI).

Será que o blog tem realmente este poder? Então veja as principais estatísticas. Contra dados não há argumentos!

  • As empresas que investem em conteúdo para blog atraem 67% mais leads do que aquelas que não possuem esta ferramenta.
  • Empresas que possuem blog possuem 97% mais links de entrada do que empresas que não possuem blog.
  • Os blogs são a quinta fonte de informação mais confiável online.
  • Até 2020, a expectativa é que 85% dos clientes pesquisem sobre uma empresa sem conversar com outras pessoas.

Então, se é viável economicamente e eficaz em sua estratégia, como transformar seu blog em uma ferramenta de sucesso?
Avaliando os blogs de maior resultado, encontramos pelo menos 3 características em comum: regularidade, visibilidade e credibilidade.

  • Regularidade: blogs de sucesso são regulares em suas publicações. Aliam qualidade e quantidade. Seu desafio aqui é buscar conteúdos relevantes e ter disciplina em manter a periodicidade da publicação. Investimento? Tempo e conhecimento!
  • Visibilidade: promova seu conteúdo: por mídias sociais, anúncios pagos, parcerias com outros blogs, participação em fóruns…Não basta escrever bonitinho. É preciso propagar a informação! Otimizar o site também é importante. Cada vez mais, os clientes buscam os produtos e serviços no universo virtual. Invista em SEO e outras formas que facilitem o acesso às suas informações. Quanto mais acesso ao blog, maior a visitação ao site. Conversão crescendo à vista, lembra?
  • Credibilidade: quando você precisa contratar um novo serviço ou comprar um novo produto, o que costuma fazer? Buscar referências, certo? Então, transforme-se nesta referência. Nutra seu potencial cliente com informações relevantes sobre seu negócio, de forma constante, séria e prezando pela qualidade. Se você perde a oportunidade de informar seu cliente, seus concorrentes certamente aproveitarão!

 


Fonte desta matéria : Atalho Comunicação
Bárbara Castro – Editora
Atalho Comunicação – Marketing Digital e Marketing de Conteúdo