Mentes Conectadas

Treinamento Empresarial – Mentes Hiper-Conectadas.

Uma das surpresas que tivemos ao ministrarmos o Treinamento Empresarial para grupos somente de jovens foi a expectativa de que, se o treinamento não tivesse algo de festivo, motivacional poderia não despertar o interesse dos treinandos em torno do tema. Nada mais natural, pois jovens estão numa fase da vida aonde os estímulos são vitais, fundamentais para despertar o interesse destes.

Acontece que isto não é, necessariamente, verdade. O Treinamento Empresarial, quando volta-se aos jovens, está discursando para um público de hiper-conectados e híper-informados. Um público com estas características pode estar tão bem informado quanto seu treinador sobre determinados temas e o treinamento ser enfadonho, pois estão ouvindo o que já sabem. Neste momento, o fator festivo, motivacional é a única coisa que lhes desperta o interesse. Não poderia ser diferente.

 

Porém o que percebemos quando ministramos o Treinamento in Company para este público é que podem ser absolutamente concentrados e atentos ao seu interlocutor, no nosso caso o treinador.
Basta delinear diante destas mentes novas o que eles não sabem, o que coloca sob um desafio interessante os treinadores e os portfólios das empresas de treinamento empresarial. A conclusão lógica é que ensinar mais do mesmo para estes jovens, ávidos por aprender, é enfadonho, uma verdadeira tortura para eles.

Por consequência o Treinamento Empresarial tem de ser cada vêz melhor, cada vêz mais completo e, sobretudo, agregador de valor, ensinar algo novo e que eles não sabem. Sob este aspecto, ficamos felizes com as reações aos nossos treinamentos.
A nova geração funciona como um filtro e suas características dinâmicas fazem com que descartem rapidamente o que não tem valor, em sua percepção. Quando algo tem valor, interessam-se e focam-se. Por consequência o Treinamento para Líderes orientado aos jovens tem dois caminhos distintos :

  • Ou agregam algo de fato para esta nova geração. Algo percebido e de valor.
  • Ou fazem uma enorme festa, quem não gosta de festa?

O que percebemos também é que, em sua velocidade, rapidamente os aprendizes podem superar os mestres. Em treinamentos de várias etapas, nós percebemos continuadamente que um tema ministrado na etapa anterior foi sujeito à pesquisas na web, à troca de idéias e à consultas diversas. Bom sinal, pois despertou o interesse, mas o fruto destas pesquisas acabou sendo um questionamento mais profundo em torno de determinados temas cujas respostas só poderiam dar quem entende do assunto em profundidade e conhecimento de causa. O filtro funcionando à todo vapor e o aprendiz colocando os mestres sob teste, sob uma exigência maior para o próprio mestre. Super bacana e desafiador.

Aquilo que é jovem sempre quer assumir à frente do que é velho e isto é uma das sabedorias intrinsecas da vida, se não fosse assim o obsoleto seria uma constante em nossas vidas.
Outro dado importante é que, muitas vezes, não aceitam tudo o que lhe é oferecido imediatamente, querem certificar-se, querem verificar a idoneidade, pois também sabem como funciona um mundo aonde tudo pode ser gestado e divulgado à qualquer momento.
As Empresas de Treinamento Corporativo, tem e lidar com estas mentes todos os dias, o que as coloca sob a indispensável exigência de serem cada dia melhores, mais objetivas e agregadoras de valor às pessoas e às outras organizações.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br