O Espelho Escuro da Liderança

Já ouviu falar no espelho escuro da liderança?

Se alguma vêz assitiu à série “Black Mirror” deve ter se perguntado por que este nome?

Muito bem o Black Mirror tem duas conotações bem aderentes ao que propõe á série. Primeiramente pode ser a tela de um dispositivo móvel celular ou tablet. Ainda faz uma associação ao espelho que não reflete a imagem de quem olha para ele, ou se reflete, irá refletir uma imagem bem distorcida que não traduz a realidade. Um nome bem fundamentado e que reflete bem o que a série propõe. Há outras explicações para a origem do nome do seriado, esta é apenas uma delas.

Mas também o nome Black Mirror tem seu uso associado à liderança. Quem estuda liderança em sua profundidade, deve ter visto que uma equipe reflete plenamente a imagem de seu líder, quando o líder está em seu momento pleno de desenvolvimento.

 

Quando não acontece o meio corporativo usa de um jargão : O espelho escuro, ou seja o momento em que a equipe não está refletindo sua liderança. Neste momento a liderança está num momento de colapso. O líder olha para o espelho, que é a equipe, e não se vê refletido nela ou ainda vê uma imagem distorcida.

Líderes maduros observam sempre se a equipe traduz em seus procedimentos a sua liderança. É o mais forte indicador que o líder pode estar em seu momento de falha ou que está em plena sintonia com a equipe.
Mas há um problema no meio do caminho e que no Curso de Liderança vemos sob o espectro do nível de maturidade do líder. Este momento escuro pode acontecer com qualquer liderança, é um indicador que escolhas, rumos, métodos e comportamentos do líder ou dos liderados precisam mudar. Exige uma liderança com maturidade emocional elevada e o que vemos nas organizações é que ainda são raros os líderes com este desenvolvimento todo.
É uma das razões porquê temos o Curso de Liderança avançado. É um treinamento voltado ao escrutínio mais profundo da liderança, focado exclusivamente nos fundamentos, conceitos e flertando com seus aspectos orgânicos e filosóficos. Para quem quer estudar liderança até os alicerces, desta forma sabendo como seus mecanismos podem ser aplicados em qualquer lugar e a qualquer momento.

A liderança e suas nuances tem sido objeto de estudos acadêmicos há algum tempo e já descobrimos muito sobre esta notável forma do ser humano se manifestar, mas ainda falta muito.
O estudo da liderança gestou o Curso de Gestão de Pessoas, o team building e outros treinamentos que tem por objetivo o desenvolvimento humano e organizacional. Em todos os portfólios que tratam destes temas, com seriedade, haverá a abordagem da identificação do time com suas lideranças, é inevitável e condição para que a liderança possa existir.
As Empresas de Treinamento Empresarial tem se esforçado para dar ferramentas à líderes e aspirantes à liderança para que evitem certas imposturas e vícios, que também líderes podem desenvolver, afim de evitarem estados de espelho escuro, desligamento ou ainda falta de vibração com a equipe. A boa notícia é que já são identificados alguns mecanismos comportamentais que previnem as lideranças e a má notícia é que líderes, também, tem de lutar com seus modelos culturais.
O Treinamento para Líderes tem uma função, especialmente importante, que é a de mostrar para líderes que o desenvolvimento dos modelos culturais dos liderados passa, inevitavelmente, pelo desenvolvimento do modelo cultural do próprio líder. A equipe olha para o líder e também se vê num espelho. Se há uma demanda, por parte da liderança, que os liderados adquiram novos conhecimentos e desenvolvam novas posturas, os liderados tem de identificar este esforço no líder, somente assim se veêm estimulados e diante de um espelho que não seja escuro.

Esta é uma das nuances muito, mas muito delicadas da liderança e que deve ser percebida em toda sua extensão por líderes. O desenvolvimento de liderança acontece encerrado em mecanismos naturais, não ao acaso. Detectar e entender estes mecanismos é o grande aprendizado à ser realizado por líderes.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br