O que é a Palestra Empresarial

Qual a função e como surgiu a Palestra Empresarial ?

Uma das razões por que a Palestra Empresarial tornou-se importante está na complexidade em que a atividade empresarial foi adquirindo ao longo dos anos.
Há 200 anos a atividade empresarial era, basicamente a produção. A empresa procurava ser auto-suficiente em tudo. Não havia o comércio rápido e nem inúmeras opções de fornecimento que existem hoje.

 

À medida em que novas tecnologias foram surgindo, novos aspectos legais, novos métodos e novas abordagens também começaram à fazer parte do ambiente empresarial.
As empresas começaram à sentir que sua auto-suficiência começou à tornar-se insuficiência competitiva diante do volume de novas informações e novos recursos tecnológicos pipocando num mundo industrial recém nascido e desenvolvendo-se à todo vapor.

Nesta época, imprecisamente determinada, mas algo em torno da virada do séc XIX para o séc XX, o intercâmbio entre empresas e entre empresas e academias foi-se intensificando.
Aqui estão as bases da Palestra Empresarial, que era aquele momento em que a empresa se reunia com um acadêmico ou profissional oriundo de outra organização para a aquisição das informações dos avanços tecnológicos, administrativos ou de outro espectro que compunha a vida corporativa.

Nos dias de hoje a Palestra Empresarial tem o mesmo papel, guardadas as devidas proporções, ainda é aquele momento em que a organização se reúne para ter contato com novas abordagens, novas tecnologias, novos métodos ou qualquer outro tema que tenha interface com a atividade empresarial. Surgiram uma enormidade de Empresas de Treinamento Empresarial que dedicaram-se à estas atividades e os temas que compõe a Palestra Empresarial é dos mais variados que se possa imaginar em nossos dias.
Dentre os temas que ganharam muito destaque nos últimos anos estão :

Parece que são as maiores demandas corporativas de nossos tempos, o que justifica a enorme procura por estes 3 temas, mas existem outras palestras que as organizações procuram bastante, não menos importantes, porém mais focadas nos procedimentos como :

  • Palestras sobre Segurança no Trabalho.
  • Palestras sobre Saúde.
  • Palestras para Eventos Empresariais como simpósios, workshops etc…

O fato é que a Palestra Empresarial é um dispositivo importante para a formação de conceitos, elaboração de procedimentos , reflexões e informação para os colaboradores das organizações e devem, ainda continuar sendo bastante utilizadas no ambiente corporativo. Podem ser também utilizadas como complementos do Treinamento Empresarial, adapta-se à Cursos In Company voltados para diversos temas como o Curso de Liderança ou um Curso de Segurança no Trabalho.
É importante o link entre o que a organização vive no momento com o tema que a Palestra Empresarial irá abordar, para que não haja a dissociação entre ideias e experiências, uma das razões da perda deste esforço corporativo. Uma boa preparação interna, antecedente à palestra como uma consulta junto aos colaboradores dos temas que são mais sensíveis, pode ajudar juntamente com a interferência de um bom trabalho do RH.
É isto o que faz e qual o propósito de uma Palestra Empresarial.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br