Ligue para nós (0xx11) 5613-6515

O que é Liderança?

O que é Liderança?

Afinal O que é liderança?
Se espera por uma resposta definitiva, não leia o texto abaixo. Se espera por uma reflexão, vá adiante, será interessante para você. Nosso objetivo não é darmos uma resposta definitiva, mas fazê-lo refletir sobre o que é, de fato, liderança.
Vivemos num ambiente cultural aonde o reducionismo é o recurso comum e utilizado para que possamos entender, de forma rápida e acessível para um grande número de pessoas, como funcionamos e como nos organizamos. Não estamos aqui falando do pensamento filosófico reducionista, mas da necessidade pragmática de tornar tudo simples, do hábito pragmático contemporâneo.

Funciona bem em muitos casos, mas não em todos os casos. Quando adotamos a abordagem reducionista não estamos cometendo um erro por excelência, é uma necessidade imposta pelo pragmatismo de nossos dias e tem suas vantagens. O importante é percebermos que para alcançarmos a plena compreensão de determinados temas, uma abordagem reducionista simplesmente não se aplica em função da complexidade natural que reside neles. Temas como o amor são temas complexos, relacionamentos, desejos, sonhos e por aí vai. O ser humano é complexo e, muitos de seus comportamentos, também o são.

Enfim, há temas complexos que, para entende-los, exigem de nós um aprofundamento em suas complexidades e um estudo continuado.
A liderança é um destes casos. É comum, quando ministramos um treinamento para líderes sermos indagados sobre os breadcrumbs no tocante a liderança. Não dá para reduzirmos a liderança em umas poucas palavras que a defina (coisas do tipo os 10 passos para a liderança, as 10 lições da liderança ou ainda as 10 características que definem o líder), uma vêz que estudar a liderança trata-se também da observação do funcionamento intrínseco da vida. Claro que estas abordagens reducionistas acabam por dar alguma informação para quem não sabe muita coisa sobre a liderança e tem o seu valor como meio de introdução, ou ponto de partida para o estudo de algo, mas não esgotam e nem respondem plenamente à pergunta : O que é Líderança?

 

Quando tentamos responder a pergunta “o que é liderança” por estes caminhos, caímos na vala comum de afirmações reducionistas (fragmentadas) que, pelo próprio esforço de reduzir um conceito complexo numa afirmação simples, se imbuí de inúmeras imperfeições.
Quando isto acontece o leitor tem, enfim, uma resposta, entretanto que não lhe dá caminhos para muita coisa ou pelo menos um conceito a ser desenvolvido. Como empresa de treinamentos temos de lhe dar este aviso e orientação: Se pretende entender o que é liderança, prepare-se para estudá-la enquanto estiver vivo, pois estará estudando o funcionamento intrínseco da vida e um fenômeno cheio de dinamismos e nuances de escopo comportamental (que muda com o tempo), cultural (que muda com o tempo) e que aponta sempre para o futuro (exige construção contínua).
É um estudo agradável e que lhe dará uma enormidade de insights interessantes, mas exige dedicação.
Se realizar uma pequena pesquisa na rede, chegará facilmente numa afirmação, que o senso comum aprova, algo do tipo:

Liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Em si (dentro de uma abordagem reducionista) a afirmação não está errada. Está incompleta, muito incompleta e sem significados. Vamos ver por quais razões, mas antes vamos entender porquê isto acontece.

Necessidades do Treinamento Empresarial

Assim é que, mais ou menos, qualquer treinamento de liderança que realize, deverá definir o tema. Não criticamos tal postura, de fato o que se espera de um treinamento de liderança orientado para o ambiente corporativo é algo parecido com o acima proposto e que encerre o tema em si mesmo. O treinamento empresarial contemporâneo flerta para o pensamento reducionista, a cerca de quase tudo, e caso assim não fosse não encontraria seu lugar e nem conseguiria manter sua atratividade.
Naturalmente quem contrata por um serviço, espera que este serviço lhe entregue plenamente o que propõe a entregar, como consequência se sua organização contratar uma empresa de treinamento empresarial para lhe ensinar o que é a liderança, espera que a compreensão da liderança seja plenamente entregue aos seus colaboradores no menor tempo possível. Assim o pensamento reducionista encontra guarida no senso comum de quem contrata um treinamento de liderança.
Temos então de realizar a análise deste tema sob 2 vias claras.

A primeira: O que é liderança no ambiente organizacional?
Esta resposta será dada em seu formato reducionista acima definido e se encerra em si mesma, como a melhor resposta (ou próxima da melhor resposta) que se dá no ambiente empresarial. Apesar de para os amantes do tema ser uma resposta imbuída de muitas imperfeições (e que só os que estudam o tema com maior profundidade percebem) atende uma exigência organizacional que é ávida por respostas com o caráter reducionista ou seja, curtas, facilmente absorvíveis e que não demande muito tempo da empresa. Alguma coisa acaba se perdendo quando escolhemos este caminho.

A segunda é: O que é liderança de fato, como manifestação da vida?
Aqui a coisa complica um pouco mais e o ponto de partida será, exatamente as imperfeições que estão embutidas na proposição de resposta (reducionista) acima para que entenda o seu nível de complexidade e porquê é um estudo para toda a vida.

 

Refletindo sobre o que é liderança.

É impossível, numa postagem, refletirmos sobre o que é liderança de forma extensa, mas daremos duas reflexões que julgamos importantes serem consideradas.
Liderança não é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Isto se chama boa gestão de pessoas, ou ainda boa gestão de equipes, que exige hard-skills e soft-skills específicas, relativas ao negócio e à equipe.

A liderança (em seu espectro amplo) é uma relação (e não uma capacidade) entre pessoas amparada por significados mútuos. Não havendo significados mútuos pouco importará as capacitações de quem pretende pela liderança, pois não há significados para a manutenção e desenvolvimento de uma relação. O significado é uma das grandes forças que unem os homens de uma forma espontânea e interdependente, estamos aqui tratando de homens livres e civilizados.
Como ministramos o treinamento in company, as reações dos trainees são mais vivas e presentes e sempre somos brindados com outras perspectivas que nos induzem a uma pesquisa constante. Há os que argumentam que as necessidades também unem os homens (também os interesses, desejos etc..), e de fato é uma verdade que não podemos deixar de perceber. Mas quando isto acontece é por que sua união é orientada por estratégias (não por significados) para o atendimento das necessidades e quando estas necessidades não existirem mais, também não haverá mais o cimento que os mantém unidos. Já com os significados acontece um pouco diferente, pois estão acima das necessidades (ou dos interesses pessoais). Resumindo, mesmo que não haja mais a necessidade de estarem juntas, as pessoas podem decidir ficarem juntas em função dos significados que umas tem para as outras. Aqui pode estar uma relação espontânea de liderança de fato, não acham?
Vale à pena refletir sobre isto?

Capacitação para resultados (certamente influi nesta relação) é o que definirá o desenvolvimento ou o colapso de uma relação de liderança. Mas porquê uma relação?
Porquê os liderados escolhem seus líderes. Seguir alguém é deliberação, é escolha do indivíduo. Se não há a possibilidade de escolha não existe liderança, o que existe em seu lugar é a falta de alternativas, falta da possibilidade de escolha.
Neste caso o liderado tem outra escolha a fazer e é uma escolha estratégica. Ou segue quem está no comando (para atender uma necessidade), não por escolhê-lo líder mas sim por não ter alternativas de seguir outro, ou seja para o seu próprio benefício estratégico. Abandona o grupo no qual se encontra é a outra alternativa, mas sempre responsabilizando-se pelas próprias escolhas sejam elas amparadas por estratégias ou por significados.

Hummm, mas será assim mesmo?
Observe a vida e veja se funciona assim ou não. As conclusões de suas reflexões pertencem a você, nós somente o induzimos.
Partindo para a afirmação de que o líder tem a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva.
Hummmmm

Pessoas se influenciam (positiva ou negativamente) em suas relações o tempo todo. Influenciar alguém não é habilidade, é consequência natural e intrínseca de viver. Mesmo que alguém achar que não tenha a suposta habilidade de influenciar (positiva e negativamente), acaba influenciando outras pessoas, e sempre. É intrínseco, é lei da vida.
Portanto líderes influenciam seus liderados, assim como liderados influenciam também líderes o tempo todo (positiva ou negativamente).
Influenciar uns aos outros não é uma habilidade, mas uma condição intrínseca da vida. Líderes não são líderes porquê influenciam pessoas, são líderes pelos significados que sua influência pessoal traduz na mente das pessoas.
Portanto podemos afirmar que o esforço pela significação das influências (território das soft-skills) e seus resultados práticos (território das hard-skills) são coisas que ajudam muito na definição de uma liderança. A influência vai acontecer de um jeito ou de outro e é uma via de mão dupla. E olhe que ainda não entramos na reflexão sobre as circunstancialidades que, aqui, não é nosso foco.
Percebem que existe uma nuance sofisticadíssima a ser refletida aqui?

Só quem quer entender mesmo o que é liderança se dá a este trabalho de investigação. Mas vá em frente, vale a pena e você carregará este resultado para o resto de sua vida.

O que é Liderança – Pretensões da Reflexão.

Aonde pretendemos chegar com esta reflexão?

Pretendemos lhe mostrar que afirmar que a liderança é a habilidade de influenciar pessoas positiva e éticamente não diz muita coisa para quem quer entender o que é a liderança, de “facto” e não de “jure”.

Pessoas, naturalmente positivas, influenciam as outras pessoas positivamente de um jeito ou de outro e não por serem líderes ou estarem em posições de comando.
Pessoas, naturalmente éticas, influenciam as outras pessoas éticamente de um jeito ou de outro e não por serem líderes ou estarem em posições de comando.

A liderança não se constrói por uma via de conhecimento reducionista do que é ser líder. Vamos entender melhor:

Um médico cardiologista é aquele que cura as enfermidades do coração.
Um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva.
O que o médico precisou fazer para chegar até esta expertise? Estudar uns 20/25 anos da vida. Fazer residência, pesquisar muito e exercitar o seu conhecimento no meio adequado para tal.
Para a liderança é exatamente o mesmo processo. Aquisição de habilidades através do estudo (desenvolver hard-skills e soft-skills). Estudar o que é ética (como pode influenciar éticamente outras pessoas alguém que nunca estudou o que é ética?). Estudar como funcionam os relacionamentos humanos em nossa contemporaneidade e encontrar o meio adequado (circunstancialidade) para exercitar seu conhecimento. Vai tempo, é assim mesmo. Liderança não acontece rapidamente, é uma construção. O homem é um bicho que se auto-constrói todos os dias, você acha que com os líderes seria diferente?

Está ficando um pouco complicado? Não desanime, é um tema complexo mesmo, se começar a estudá-lo agora ganhará tempo e irá aprender diversas (e interessantes) coisas novas que lhe ajudarão, e muito, na compreensão do tema liderança, e também no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Por hora deixamos todas estas reflexões para o seu exame e deliberações. Esperamos ter despertado seu interesse na busca pela resposta para a pergunta : O que é Liderança?

Bom trabalho á todos.

Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br

TrainerBr Treinamentos Corporativos

Rua São Francisco Xavier, 101
São Paulo - SP Cep: 04456-030
Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
WhatsApp: +55 11 96590-4955
relacionamento@trainerbr.com.br

Blog – A Nova Fronteira

Conheça a Trainer Br