O Trem das Evidências

Um dos Objetivos Fundamentais do Curso de Liderança.

Dentre os objetivos, importantes, de um curso de liderança merece destaque a questão da previsibilidade que pode ser entendida sob dois espectros diferentes. O primeiro deles envolve a confiança que se tem no líder, em função do reconhecimento de suas intenções e direcionamento, resumindo sua previsibilidade. Também pode ser compreendida como a capacidade do líder na percepção de cenários e tendências, matéria prima que ele utiliza para construir suas intenções, quando de fato é um líder. Está é uma das abordagens sutís da liderança. Vamos entender melhor com o texto abaixo.

O Trem das Evidências.

Já se passaram 18 anos desde a primeira versão do Trem das Evidências, ou no original “The Clue Train Manifesto”. Seus autores foram Rick Levine, um engenheiro da Sun Microsystems, Christopher Locke, consultor, Doc Searls, um publicitário conhecido do Vale do Silício e David Weinberger, comentarista e entusiasta de alta tecnologia.
Na época de sua primeira publicação gerou todos os tipos de reação que possa imaginar, porém com o passar do tempo foi sendo interpretado com um chamado à ação, um acordar para as organizações e pessoas. Também como uma antecipação das tendências de negócios que as novas tecnologias trariam para o ambiente organizacional.
Poderá pesquisar mais sobre o tema e encontrará facilmente o texto integral, o manifesto original é didivido em 95 teses ou afirmações e seu conteúdo temático divide-se em :

  • Teses 1-6: Mercados são essencialmente conversas.
  • Tese 7: Hyperlinks subvertem Hierarquia.
  • Teses 8-13: Há ligação entre Mercados e Empresas.
  • Teses 14-25: Organizações compulsoriamente estão no Mercado.
  • Teses 26-40: Marketing & resposta organizacional ao Mercado devem mudar.
  • Teses 41-52: Intranets eficientes causam impacto sobre o controle e estrutura organizacionais.
  • Teses 53-71: Conectar o Mercado às Intranets Corporativas.
  • Teses 72-95: Sobre as Expectativas no novo Mercado.

Porquê chamamos a atenção para este manifesto no seu original, afinal já existem outras versões mais completas?

 

Vemos ainda em algumas organizações, dificuldades para a leitura das tendências de nosso tempo no que se refere ao impacto da tecnologia nas formas como nos organizamos e como nos relacionamos, tanto no ambiente organizacional quanto no privado. Ao observar bem verá que a tecnologia tem um enorme impacto cultural e este impacto redunda na forma como empresas fazem negócios.
Indo aos módulos do Curso de Liderança verá, também, que uma das soft-skills mais valorizadas nas lideranças é a capacidade de observação do ambiente e perceber as alavancas que foram acionadas, comportamentais e de espectro tecnológico. Quais tendências o acionamento destas alavancas desenham. Quais caminhos podem levar ao desenvolvimento nestes cenários dinâmicos. Uma expertise e um forte diferencial para as lideranças.

Ao ler todas as proposições, verá que poucas contém erros conceituais e quase todas foram confirmadas com o passar dos anos. Quem levou à sério este manifesto, foi observando ano à ano sua confirmação e conseguiu orientar negócios seguindo a mesma linha conceitual, adaptou-se.
Mesmo já tendo passado 18 anos de sua primeira publicação, recomendamos que o leia e reflita. Há versões em livro e em vídeo e cremos que poderá lhe causar algumas reflexões importantes.

Sob a Visão do Treinamento Empresarial.

O que o Treinamento para Empresas que ocupa-se do Curso de Liderança procura transmitir aos treinandos é exatamente a percepção desta “dinamicidade” (sim este têrmo existe no dicionário) que o ambiente contemporâneo impõe sobre pessoas e organizações . Estamos no melhor momento de nossa espécie, não significa que estamos no momento mais fácil. Neste momento, para seguirmos adiante, precisamos de seres humano melhores e formas de organização melhores. Isto inclui, também, empresas.
Este estado dinâmico ao extremo, consequentemente mutável, é uma construção exclusivamente humana e nos deu um novo poder sobre tudo o que existe no mundo. Para o exercício deste novo poder há a necessidade de um novo homem. Alguém que olha para o seu entorno e perceba para aonde estamos caminhando, e para seguirmos adiante qual a melhor forma de caminhar, de nos organizar, de produzir bens, de nos relacionarmos e nos desenvolver sustentávelmente.

Temos de aprender à fazer a gestão de tudo e não deixar por conta do universo a resolução de nossos problemas, quaisquer que sejam. Estamos nos esforçando para aprendermos até à fazer a gestão das pessoas, o que acha que é o Curso de Gestão de Pessoas à não ser este esforço?
A leitura das tendências e a procura destas alavancas que desenham estas tendências é um esforço constante. O Desenvolvimento de Liderança funciona assim, só lidera quem procura interpretar seu ambiente e erra, mas também acerta. E quando certa, lidera.
Lembra-se da Palestra sobre Ética quando elaboramos a percepção de que você tem de decidir todos os dias qual será sua melhor forma de viver ou conviver. Significa que você é o construtor de cenários futuros, sempre. Porém esta construção só acontece no agora com a observação de cenários, o que estes desenham e como agirá em resposta à estes cenários.
É assim que seguimos adiante, não há outro caminho, à não ser deixar que o acaso decida quais serão seus próximos passos, mas isto não é coisa para líderes. Líderes procuram pela previsibilidade das coisas e não tem medo de errar, afinal somos todos humanos.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br