Organismo – Curso de Liderança

A Empresa como um organismo vivo – Curso de Liderança.

 

Minha empresa funciona como um relógio.

No passado ouvia-se empresários, líderes ou gestores utilizarem esta figura de linguagem em afirmação que suas organizações funcionavam muito bem, precisamente e os negócios alinhados aos seus momentos. Atualmente está cada vêz mais difícil ouvirmos uma afirmação desta natureza.

As mudanças estão cada vêz mais velozes do que no passado. Era comum uma organização possuir planejamentos de longo prazo e, se bem realizados, poderiam serem norteadores importantes à serem seguidos. Em nossos dias os planejamentos de longo prazo são cada vêz mais desafiadores e a visão do horizonte de negócios quase que um cassino.
O que exerce uma pressão por adaptação cada vêz maior nas organizações e seus colaboradores. Ao voltarmos ao Curso de Liderança vimos que uma das características fundamentais do líder em nossa contemporaneidade é a capacidade de adaptação de seus times à um horizonte cada vêz mais translúcido de oportunidades e menos previsível.

 

Sob este espectro, as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento são especialmente demandadas para construírem nas mentes dos colaboradores das organizações a consciência do ambiente empreendedor que vivemos e sua necessidade irrevogável.
Neste momento passamos à entender que empreender é uma das exigências da vida para que o desenvolvimento aconteça. Sempre fomos empreendedores, senão não teríamos chegado aonde chegamos.

As organizações de nossos dias não podem ser dar ao luxo de achar que estão funcionando como um relógio pois tudo pode mudar daqui há alguns dias. Surge uma nova tecnologia, uma nova idéia, um novo hábito ou uma nova demanda e tudo pode mudar. O que funciona como um relógio hoje, amanhã poderá não funcionar mais, à não ser que a organização se adapte rapidamente e passe à funcionar de outro modo, ou seja empreenda.
Esta impermanência e velocidade trázem inúmeros desafios à figura do líder, que agora tem de pensar uma organização como um organismo vivo e não mais um sistema organizado somente, como um relógio. Um relógio não adapta-se, não muda e só funciona como um relógio, é um sistema estático e seu dinamismo depende de uma ação externa de manutenção e fornecimento de energia. Não existe um mecanismo interno que faça o relógio funcionar. Ele é apenas uma série de peças em equilíbrio e nada mais.

Um organismo vivo não funciona como um relógio. Funciona de uma forma organizada porém não somente com estímulos externos, agora entra no cenário os estímulos internos.
Um organismo vivo reage ao ambiente com leituras constantes das condições externas. Adquire suas próprias enfermidades mas reage rapidamente para que as enfermidades sejam resolvidas. É sensível à mudanças ambientais. Procura se adaptar constantemente. Extraí energia do meio ambiente, mas deposita de volta ao ambiente as energias oriundas do seu trabalho interno. Um organismo vivo acaba por ser parte do ambiente.
Um desafio notável produzir um time com estas características e um esforço contemporâneo de todas as organizações conectadas com seu próprio tempo.

O Treinamento Empresarial cumpre um papel importante neste cenário ao trazer para as organizações a capacitação de pessoas e a conscientização das exigências de nosso tempo percebidas por acadêmicos, profissionais, instituições e outras organizações.
Foi o tempo em que o Treinamento para Empresas resumia-se somente à transmissão de conhecimentos exatos, apostilados e precisos. Tudo mudou também para estas organizações.
Agora as Empresas de Treinamento são demandadas para o desenvolvimento humano e organizacional que esbarra em conhecimentos profundamente dinâmicos e conceituais como o Curso de Liderança, o Curso de Gestão de Pessoas, Treinamentos Motivacionais e outros cursos de espectro comportamental.
Trazer luz à percepção dos colaboradores que neste momento não são mais partes de um relógio, mas sim órgãos vivos de um organismo maior que depende destes órgãos para o bom funcionamento interno e capacidade de ação/reação ao que o ambiente proporcionar de estímulo. Esta construção requer sensibilidade dos modelos culturais, informação, reflexão, tempo e líderes aptos à levarem adiante um novo relacionamento corporativo mais sútil e evoluído se, comparado às estruturas hierárquicas e engessadas no passado.

Novos tempos, novos líderes.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br