Palestra Empresarial – Dúvidas Importantes


Palestra Empresarial – Filtros

Pergunta recebida em 01/08/2017 :

A Palestra Empresarial flerta com o charlatanismo? Tudo tão conceitual, pouco objetivo, as vezes se parecem com enrolação mesmo. Não vejo muito sentido em investir dinheiro numa Palestra Empresarial. Qual a opinião de vocês à respeito?

Há alguns dias respondemos um questionamento similar sobre Coaching e o Treinamento para Líderes.
Um leitor questionou-nos sobre a quantidade de coisas que o Treinamento Empresarial ofertava ao mercado e a falta de filtros sobre o material que chega às organizações. Guardadas as devidas proporções parece que sua observação é paralela ao mesmo problema. Muito bem para respondê-lo, vamos começar com um velho ditado hindu.

  • Quando falares cuide para que as palavras sejam melhores que o silêncio.

O que isto significa?
Significa que o conteúdo do que se fala deve ser mais rico e esclarecedor do que deixar seu interlocutor com suas próprias reflexões. Se não houver este cuidado de se agregar nada ao que já se sabe, seus interlocutores investiram tempo, e dinheiro como mencionado acima, em algo que não lhes trouxe nenhum benefício. Neste caso, realmente, seria melhor terem ficado com as próprias reflexões.

Este é um fato que vemos repetir-se em diversas palestras empresariais, o que nos leva à reflexão de que sua observação, e pergunta, acima tem um enorme fundamento. Nós da TrainerBr também já assistimos muitas palestras empresariais, e ainda assistimos, e podemos corroborar o que mencionou. Mas temos de observar algumas nuances importantes de uma Palestra Empresarial.

 

Primeira – Não é uma atividade regulamentada, portanto a iniciativa privada produz uma enormidade de temas, modelos, formatos, conceitos e dinâmicas para Palestras Empresariais e oferece às organizações.
Cada organização tem uma percepção diferente, pessoas num estágio de desenvolvimento diferente e interesses diferentes ao contratar uma Palestra Empresarial.
Como resultado, o que pode ser ruim para sua organização, pode ser ótimo para outra organização. E olhe que ainda não estamos falando de qualidade, somente de formatos e conceitos. Assim funciona nossa diversidade.

Segunda – O seu nível de exigência é o filtro. Se uma atividade não é regulamentada, não há filtros para ela à não ser o filtro de quem contrata o serviço. Se seu nível de exigência, e nos parece a situação, é elevado, verá pouco sentido na maioria do que lhe é proposto. Nada mais natural, quanto maior a qualidade exigida, menos prestadores de serviços deverá encontrar que enquadrem-se no seu padrão. Um excelente filtro e, no caso do Treinamento de Empresas não é diferente.

Terceira – Nem todas as Empresas de Treinamento possuem uma boa Palestra Empresarial. As vezes são melhores no Treinamento mesmo, mas por exigência de situações como tempo disponível acabam por sintetizar suas proposições no formato de palestras e, as vezes não tem sucesso, ou mesmo expertise para tal. Ninguém é bom em tudo.

Quarta nuance – A função de uma Palestra Empresarial não é a dissecação do conhecimento ou elaboração detalhada, pois normalmente tem tempos bem reduzidos, em torno e 2 horas ou menos. No caso do TED são de 20 ou 30 minutos. Desta forma o que realizam é a exposição conceitual mesmo. Não há tempo para ir além.
Esta função é a do Treinamento Empresarial, que pode dispor de muito mais tempo para dissecação e reflexão do que está sendo proposto. Imagine um palestrante elaborar em 1 ou 2 horas sobre o tema liderança, o que ele irá conseguir realizar neste tempo? Tenha certeza de que não conseguirá ir muito além de conceitos, e conceitos geralmente são pouco objetivos. Para tratar do tema adequadamente e chegar aos seus fundamentos, será necessário um Treinamento para Líderes de várias horas, várias experimentações e reflexões. Assim funciona o aprendizado humano.

Por último, concordamos que, apesar de estarmos em momentos diferentes de nossa intelectualidade e o que serve para um acaba não servindo para outros, existem materiais pouco primorosos à disposição das organizações, às vezes materiais ruim mesmo. Temos de conviver com a riqueza do liberalismo ideologico, mas também com a pobreza. É um efeito colateral e inevitável. Se o homem tem liberdade para criar, irá criar coisas boas e coisas ruins.

Cabem aos nossos critérios e nossos filtros escolher bem o que levamos para dentro das organizações. Haverão boas Palestras Corporativas à sua disposição, mesmo que sejam conceituais por excelência, mas podem acionar gatilhos importantes, que se desdobrarão em algum desenvolvimento. Haverão também as ruins.
Assim é o mundo corporativo até que consigamos gestar algo melhor, como forma de organização empresarial.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br