Dúvidas sobre Programas de Palestras Empresariais


Palestra Empresarial – Como decidir Programas Continuados?

Pergunta enviada em 04/08/17 :

Na empresa aonde trabalho, faz parte de nosso programa de gestão de pessoas promover a Palestra Empresarial como forma de conscientização e desenvolvimento. Durante o ano, normalmente em torno de 12 temas, divididos em 36 palestras para 3 diferentes áreas da empresa. É mais vantajoso eu fechar um pacote de Palestras Empresariais com uma Empresa de Treinamento Empresarial ou diversificar, fechando cada palestra com uma prestadora de serviços diferente?

Não sabemos responder esta pergunta, no seu caso, específico, mas podemos ajudá-la, de alguma forma, a chegar numa resposta.
Há fatores favoráveis e fatores contrários, vamos analisar os principais, ou os que nós percebemos agora.

3 Fatores Favoráveis.

  • Se a Empresa de Treinamento e Desenvolvimento for apta à Palestra In Company e consegue abordar os 12 temas com excelência, o que achamos bem incomum, então poderá conseguir um custo melhor para suas palestras.
  • Ao trabalhar com a mesma prestadora do serviços o tempo todo, tem a vantagem da empresa conhecer seu time e ser mais sensível nas abordagens e nas respostas que o time possa dar a cada estímulo, em função da leitura que terá da equipe.
  • Outra vantagem é que, por ser a mesma empresa, pode ligar, linkar diversas palestras diferentes na mesma construção cultural. Por exemplo uma Palestra de Liderança poderá ir buscar subsídios numa Palestra sobre Ética, ministrada anteriormente, e assim compor um quadro de aprendizado melhor, mais completo.

 

3 Fatores Desfavoráveis.

  • Ao escolher a mesma Empresa de Treinamento Empresarial para ministrar suas palestras estará excluindo outros conceitos e outras abordagens que podem ser importantes para sua organização. Sob este aspecto, estará limitando o desenvolvimento organizacional em uma mesma abordagem o tempo todo e, talvez desprezando outra abordagem mais adequada para a sua organização.
  • Pessoas cansam dos mesmos palestrantes quando dão uma sequência continuada de palestras, portanto recomendamos que, se for sua escolha, peça palestrantes diferentes para palestras diferentes. Por melhor que seja o palestrante, é um risco e observamos que é comum acontecer no mundo da Palestra Empresarial. Além do mais há a percepção comum de que ninguém é bom em tudo e o risco de palestras mais ou menos eficazes acontecerem é alto. Se escolher a mesma organização que lhe prestará o serviço deverá levar isto em conta. A vantagem de ter alguns prestadores de serviço que possam realizar este trabalho, é que pode escolher o melhor que cada poderá proporcionar.
  • Muito possivelmente terá um custo maior para suas palestras, uma vêz que estas empresas, quando contratadas separadamente, deverão diluir seus custos num único evento. Para minimizar este custo poderá escolher ao invés de fechar uma palestra com cada empresa diferente, mas separar em 3 ou 4 grupos de palestras diferentes. Desta forma poderá também fazer um comparativo entre conceitos e abordagens

Esta é a avaliação que recomendamos que faça, antes da tomada de decisão.

Experiência TrainerBr.

 

Falando um pouco da experiência da TrainerBr, podemos garantir que evitamos programas de desenvolvimento organizacional longos. No máximo 2 anos é o que dedicamos para a mesma organização, levando em conta uma agenda bimestral, e não mensal como nos menciona. Mesmo no caso da Palestra Empresarial, evitamos programações continuadas.
A não ser em casos aonde há elementos conceituais novos, conhecimento novo ou abordagens novas no programa. Mesmo nestes casos, as ações passam a serem pontuais, dividindo com outra empresa de treinamento e desenvolvimento, os mesmos clientes.

Nada mais natural e que preserva o portfólio da TrainerBr. A diversidade, se é boa para sua organização, também é boa para nós.
Há uma certa tolerância à absorção de conceitos e de conhecimento nas organizações, de fato é nas pessoas. Organizações, sendo pessoas acabam tendo o mesmo espectro comportamental. Um mesmo conceito, sendo disseminado continuadamente e sucessivamente num mesmo ambiente, fatalmente entrará em sua fase de saturação. É aquele momento em que não faz mais sentido continuarmos acionando as mesmas teclas, pois trata-se de conhecimento e conceito já adquiridos. Neste momento a organização deve procurar por um outro conceito, outra abordagem.
Para a organização : uma nova abordagem, um novo conhecimento e novas informações.
Para a Trainer : Novos treinandos, novas situações, novos ambientes e também novos aprendizados.
Todos ganham. O que pretendemos sinalizar ao falar um pouco de nossa experiência? Diversidade sempre enriquece, mas dá mais trabalho.

Esperamos tê-la ajudado nesta questão.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br