Matadores de Líderes – Palestra de Liderança

Palestra de Liderança – Matadores de Líderes.

 

Um dos matadores de líderes, que vemos na Palestra de Liderança é a ruptura da confiança.

Na ansiedade por conseguir negócios, realizar projetos, dirigir equipes ou alcançar um objetivo qualquer, é muito comum líderes menos preparados assumirem compromissos ou gerarem expectativas que dependerão do seu time para serem executadas e implementadas.
Quando as coisas não vão se confirmando ou acontecendo, líderes vão perdendo, do lado aonde geraram compromissos e as expectativas, sua credibilidade, sua confiança. Para não sucumbirem ao próprio despreparo, assediam, pressionam seus times e os times reagem, como ? Afastando-se da liderança. De um lado perderam a credibilidade e do outro lado, dos liderados, perderam o apoio e a colaboratividade.

A ruptura da confiança está assassinando líderes. Pior, esta ruptura é uma fera alimentada pelos próprios líderes.

Vemos isto todos os dias nas organizações, na vida política, vida privada ou em qualquer outro ambiente aonde tenham seres humanos com interesses a serem atendidos.
Há a percepção de que é comum ao ser humano este tipo de precipitação, afinal desde os mais remotos tempos vemos isto acontecer. Se for aos livros de história, facilmente, achará eventos desta natureza. Deixamos aos acadêmicos esta afirmativa ou negativa baseada nos dados históricos, não é nossa expertise estudar o elemento humano até esta profundidade.

Mas uma coisa podemos afirmar com convicção : Nossas construções culturais facilitam ou dificultam o ser humano agir por estes caminhos tortuosos que liquidam com líderes. Tanto é verdadeira esta afirmação que o ambiente corporativo, dos últimos anos, privilegia a Educação Corporativa como uma ação fundamental para o desenvolvimento da organização. Educação é o que? Educação, entre outras coisas, é a construção de modelos culturais ou construções culturais.

 

E construções culturais passam, inevitavelmente pela percepção ética. Sem ética não existe forma de convívio civilizado possível. Além da mera possibilidade, existe outro imperativo da ética. Sem ética não é possível excelência, cooperação ou desenvolvimento à não ser os que a natureza, na sua incansável forma de agir, nos proporcionará e no seu tempo, não no nosso.
O estudo da gestão contemporânea tem esta percepção clara, tanto que a Palestra sobre Ética é uma das mais requisitadas pelo ambiente empresarial nos dias de hoje. Uma organização não investe tempo e recursos em algo que não irá lhe trazer benefícios, e se investe numa Palestra sobre Ética, é porque algo de importante ela deve colher com isto. E o que ela colhe ? Ética.
Na Palestra de Liderança, a ética entra, não mais como atriz coadjuvante, mas como protagonista da liderança e da construção de estados de excelência.

Assim são demandadas as Empresas de Palestra Empresarial de nossos dias. Muito diferente do passado, aonde os temas eram muito mais pragmáticos e menos conceituais do que são hoje. Este é um indicador importante, se no passado éramos mais concretos, objetivos e realizadores era porquê a demanda de época era esta. Mais se fazer e nem tanto, se pensar.
Hoje parece que a demanda começa a se inverter, temos de continuar fazendo, ou realizando ou empreendendo, mas agora pensando um pouco mais. Sendo primeiramente conceituais, planejadores, raciocinadores e depois pragmáticos. Se observar bem como se desenvolvem as Palestras Corporativas irá detectar esta mudança conceitual.
E não precisa ser muito gênio para perceber isto. Lembra como era a Palestra de Vendas no passado ? Qualquer que fosse a roupagem, se despida dos enfeites a coisa era mais ou menos assim : Faca nos dentes, sangue nos olhos, vamos pra cima, vamos botar pra quebrar, gritos de guerra e outros estímulos típicos de quem mais faz do que pensa.

Hoje, se participar de Palestras Corporativas que tratam de vendas verá facilmente que ainda existe muito do faca nos dentes e outros estímulos deste tipo, mas perceberá que também há a abordagem do planejamento, da estratégia, do relacionamento, da percepção e da resiliência como componentes importantes do profissional de vendas. Resumindo, temos de fazer, mas temos também de pensar antes de fazer.
Uma mudança de espectro sensível, mas real. Mostra que a Palestra para Empresas, também sofre das demandas de seu tempo.
Não há outro caminho. A Educação Corporativa despertou para temas conceituais como ética, valores e relacionamentos. E educação corporativa, hoje, é pensar, não é só saber fazer, mas saber pensar. Quem pensa não deixa a confiança sofrer rupturas e, também, quem pensa sabe fazer, melhor.
Se estiver em posição de liderança, lembre-se desta nuance fundamental da Palestra de Liderança. Ruptura da confiança, seja com quem for, líderes ou liderados, é um dos mais eficientes matadores da Liderança, em qualquer ambiente e à qualquer tempo.

Que a ruptura da confiança mate outros líderes, mas não você.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br