Perfil – Curso de Liderança


O Perfil dos Líderes – Curso de Liderança

Pergunta para a Academia, de 04/07/17 :

Fui selecionado pela empresa em que trabalho para um Curso de Liderança. Fiz o curso e não gostei, na verdade não concordei com muita coisa do que foi apresentado, não fez sentido para mim. Significa que não tenho perfil de Liderança? Ou que este Treinamento In Company era de baixa qualidade?

Não conseguimos responder esta pergunta sem conhecer o conteúdo e nem o Curso de Liderança que foi ministrado. Mas podemos afirmar que Perfil de Liderança é um termo que precisa de uma maior compreensão.

Tenha certeza que você tem o perfil de liderança para várias situações, porém para outras, seguramente, não terá. Não sabemos se o Curso de Liderança que foi realizado abordou esta questão, então iremos rapidamente elaborar abaixo :
Ninguém é líder para todas as situações, a liderança é um fenômeno circunstancial e sempre será, pelo menos é o que indica, até agora. Para que entenda melhor, vamos exemplificar com uma situação, meio caricata, mas que ilustra bem esta característica da liderança.
Imagine que está assistindo uma Palestra de Liderança com o ícone do momento, o líder mais festejado em sua área. Imagine que seja um líder empresarial do ramo de alimentos. Muito bem, para esta palestra, também foi convidado o cara mais chato da sua empresa, que é o chefe da brigada de incêndio, uma pessoa intratável, chata mesmo, ninguém gosta de aproximar-se dele.

 

O cenário está pronto, meio caricato, mas está pronto.
No momento que a Palestra de Liderança transcorre, o líder, ou seja o mais apto à orientar à todos, é o palestrante. É ele que sabe do que está falando, exerce sua liderança e está transmitindo seus conhecimentos e exemplo para todos que, naquele momento o veêm como líder.

OK em 10 minutos a sala pega fogo, por um problema no ar condicionado e pega fogo rápido. A situação mudou e muito, agora de uma Palestra de Liderança a situação virou para um estado de emergência. As circunstâncias mudaram drásticamente. Assim que a circunstância muda, quem será o mais apto à orientar e a conduzir todos ali com a maior segurança possível para fora da sala, o Palestrante ou o chato do chefe da brigada de incêndio?

Quem é o líder para este momento? Percebeu o que é esta característica da liderança? É dinâmica e, por ser dinâmica, é circunstancial, o tempo todo.

Pode ser que o Curso de Liderança que assitiu estivesse tratando da liderança para um determinado cenário, com o qual não tenha se identificado, não sabemos porquê não vimos o curso, mas é uma possibilidade. Outra possibilidade é que o Curso de Liderança tenha sido ruim mesmo. Pelo fato de não termos visto este curso, não podemos afirmar isto ou aquilo, somente levantar algumas possibilidades para que reflita.

Mas não deixe sua mente lhe pregar a peça de subestimar-se por causa disto.

Saiba também que o Treinamento Empresarial gestou ao longo dos anos, tantas tendências e tantas abordagens diferentes relativas à liderança que fica difícil percebermos quais abordagens tem realmente um conteúdo lógico, humano e contemporâneo em torno do tema. Se procurar no mercado pelo Treinamento para Líderes irá encontrar uma profusão de cursos e treinamentos enorme, nem todos tem profundidade no que tratam ou estão desatualizados mesmo.
Nossa recomendação é que procure uma Empresa de Treinamento in Company diferente da que lhe proporcionou este Curso de Liderança e compare abordagens e portfólios. Poderá ajuda-lo à entender melhor o tema e, quem sabe, possa descobrir um pouco mais do seu perfil de liderança.
O que nos coloca é bastante comum e não significa que não tenha o perfil de liderança e nem que o Curso de Liderança que assistiu tenha sido ruim, busque outras referências para seu treinamento e poderá realizar uma melhor avaliação.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br