Perguntas e Respostas


Perguntas e Respostas – Curso de Liderança

Pergunta enviada em 16/10/17:

Porque vocês não deixam o espaço para comentários sobre suas matérias no blog?

Já fizemos isto no passado e não tivemos um resultado que agregasse muito.
Parece contraditório para uma Empresa de Treinamento Empresarial, afinal é bacana, e útil, termos as percepções de nossos leitores, porém o que observamos com o tempo é que muitos comentários, de fato a maioria, eram mais de cunho emocional ou contraditórios em suas concepções.

Refletimos então sobre esta questão e chegamos a seguinte conclusão.

 

Nossa proposição de trabalho é informativa ou seja, trazer ao público de interesse os mais claros e contemporâneos conhecimentos em torno da liderança.
Como consequência desta reflexão, e da experiência com nossas matérias, não vimos no fórum do debate um campo à ser explorado sem um devido controle e sem um devido objetivo a ser atingido.
O que observamos, quando estávamos abertos aos comentários dos leitores, é que a maioria das observações eram na base do eu acho isto ou eu acho aquilo sem muita construção lógica ou proposição de se chegar à alguma outra conclusão ou a simples proposição de outra abordagem.
Pegamo-nos, em várias situações, dedicando tempo a respostas ou feed-backs que não resultariam em conclusões ou esgotamento dos temas. Percebemos que muitos dos comentários também não eram de nossos leitores, mas de pessoas que passavam pelo site e deixavam suas opiniões pessoais, muitas vezes, sem lerem atentamente o que escrevemos. Percebemos isto na observação de que, muitas vezes não havia link entre o que era comentado e a matéria. Outra coisa que percebemos foram muitos comentários elogiando e aprovando o que estávamos escrevendo.
Agradecemos à todos os que nos elogiaram, mas acabou numa experiência ruim para alguns leitores que antes de ver um comentário relevante, acabavam tendo de passar por uma enxurrada de comentários do tipo “parabéns” , “matéria legal” e por aí vai. Não que isto não seja importante para nós. É, mas para quem visita o site pode ser chato ter de passar por isto todas as vezes.

Decidimos filtrar.

Decidimos então por um filtro e este filtro nada mais é do que o real interesse do leitor. Nada mais legítimo e eficaz.
Num primeiro momento pensamos que tal medida poderia esvaziar todo e qualquer comentário em nosso site, mas fomos surpreendidos pelo fato disto não ter acontecido. Passamos à ter um número bem menor de leitores nos escrevendo, porém com mais interesse em torno dos tema sobre os quais publicamos. Perdemos em quantidade, mas ganhamos em qualidade e julgamos que nosso objetivo foi plenamente atingido e, melhor, sem prejudicar ninguém que tenha interesse real nas matérias e dando uma resposta personalizada sem ter de enfrentar um fluxo enorme de perguntas e comentários.
Hoje escrevemos para pessoas que tem interesse em nos ler e toda semana, muitas vezes todos os dias, somos contemplados com perguntas sobre nossas matérias e percebemos que foram lidas e conquistamos um público misto. Parte vem do Treinamento in Company porém uma parte são de leitores que descobriram nosso site e resolveram nos escrever.

Histórico do Curso de Liderança.

Quando começamos a TrainerBr percebemos que alguns trainees sempre mostraram interesse no aprofundamento de alguns temas originados do Curso de Liderança e da Palestra de Liderança. Decidimos orientá-los através de nossas postagens com a idéia de que os comentários acabariam por enriquecer as matérias.
O resultado foi positivo mas também abriu espaço para um enorme fluxo de outros comentários de outros leitores que não tinham o mesmo interesse ou que somente deixavam seus comentários sem o objetivo de uma construção definida. Acontece muito na rede.
Apesar de ter funcionado para nossos leitores acabamos num gasto maior de tempo com todos os comentários do que com nossos leitores e trainees, que acabaram por saírem prejudicados por termos de ler e responder um fluxo muito elevado de mensagens.

Então eliminamos o espaço para comentários a abrimos a Academia TrainerBR que é o mesmo espaço para nossos leitores e trainees continuarem mandando suas dúvidas, como você fêz mandando esta pergunta.
Não fazemos parte do grupo de Empresas de Treinamento e Desenvolvimento que pretendem abranger um público enorme por super-exposição e nem ministrarmos nossos treinamentos no atacado. Também não somos adeptos de posturas elitistas na disseminação do conhecimento. Apenas julgamos que o conhecimento é realmente importante para quem demonstra interesse por ele e este interesse é visto no momento em que se pesquisa e no momento em que alguém lê nossos artigos e resolve nos questionar sobre o que leu.

Portanto deixamos o material de pesquisa disponível e aberto à todos e achamos um meio de responder somente aos que demonstram interesse e um mínimo de leitura. É uma forma de filtrarmos o público em função do seu real interesse num tema qualquer que expusemos no Curso de Liderança ou em outro treinamento qualquer.
Nosso objetivo é responder para quem tem interesse pela nossa resposta. Já passamos por situações bem inusitadas como por exemplo respondermos perguntas para pessoas que assistiram um Treinamento para Líderes e não eram os trainees, eram o pessoal de apoio como operadores terceirizados das mesas de som ou de hotéis aonde os eventos foram realizados.
Isto mostra que o público que se dá o trabalho, investe seu tempo em formular e enviar uma pergunta é muito mais interessado do que um público que simplesmente passa pelo site e deixam comentários por que é fácil comentar.

Nada mais do que isto e não há nenhuma outra razão para adotarmos esta medida, mera questão de estratégia e foco em quem tem interesse no que escrevemos e no que disseminamos.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br