Porquê assistir uma Palestra de Liderança

Porquê assistir uma Palestra de Liderança?

Se você já assistiu uma Palestra de Liderança há algum tempo atráz, que não seja de véspera, então deve assistir novamente. Seguramente, caso a Palestra Empresarial esteja atualizada, verá que a liderança mudou.
Parece uma afirmação antagônica, vindo de uma empresa de Treinamento In Company mas não é e explicaremos o porquê.

Sendo a liderança um fenômeno inerente à inúmeras variáveis como ambientes culturais, desenvolvimento tecnológico e seus impactos na vida, necessidades, demandas coletivas e até, o ambiente jurídico ela não permanece a mesma ao longo do tempo. A liderança e suas formas de manifestação, muda o tempo todo. Se o que determina a liderança muda o tempo todo, como consequência a forma de manifestação desta notável característica humana também muda. Isto pode provocar uma tremenda confusão em quem estuda a liderança e suas delicadas nuances, pois pode induzir ao pensamento de que se a liderança muda, o que eu aprendi sobre a liderança pode estar obsoleto e impraticável neste momento.

Muito bem existem 2 respostas para este dilema :

  • Se o que você aprendeu num Curso de Liderança pregresso foram os fundamentos, conceitos e mecanismos da liderança, não verá na Palestra de Liderança atualizada, a inversão ou invalidação de nada do que aprendeu, muito pelo contrário, poderá ver novas nuances de um mecanismo e de um fenômeno que você conhece e acabará por enriquecer seus conceitos pregressos com estas novas nuances.
  • Se o que você aprendeu num Curso de Liderança pregresso não foram seus fundamentos, conceitos e mecanismos, então pode ter uma experiência de invalidação, parcial ou total, em função das nuances novas que a Palestra de Liderança passa à apresentar, claro desde que seja uma Palestra Empresarial atual.

 

Nenhum dos dois casos é ruim.
No primeiro caso aprende por upgrade ou seja, inserindo uma nova informação à uma informação pre-existente que consolida o que você já sabe e enriquece seu conhecimento.
No segundo caso aprende por obsolescência, trocando uma informação obsoleta por uma nova e mais completa informação, além do que pode ser um estímulo enorme para que se aprofunde mais no tema.

É assim mesmo que funciona a Palestra Empresarial, ela não procura trazer conhecimentos novos, esta é a função do Treinamento Empresarial aonde o conhecimento novo é oferecido à organização. A Palestra de Liderança pode até trazer, por uma feliz coincidência, o conhecimento, mas sua função é trazer novas nuances sobre temas que a organização já consegue desenvolver. No caso um Treinamento para Líderes que está sendo enriquecido por uma Palestra de Liderança.

Se por ventura a Palestra Empresarial proporcionar um conhecimento novo, é o melhor dos dias e muitas vezes isto acontece mesmo. Seja atento à esta nuance importante ao participar de Palestras Corporativas sobre determinados temas que tem suas características dinâmicas como Liderança e Gestão de Pessoas. Tenha em mente que o que você aprende hoje, sobre estes temas, amanha já começa à se modificar, ou tem enormes chances de se modificar e por esta razão o melhor conselho que podemos dar sobre esta questão é :

  • Sempre procure ir aos fundamentos, aos conceitos e mecanismos dos temas dinâmicos que envolvem a gestão de pessoas.
  • Sempre participe de eventos que abordam estes mesmos temas. Pode não ver nada de novidade em vários deles, mas em algum momento terá uma surpresa agradável ou, no pior da hipóteses, perceberá que precisa de dar um “upgrade yourself” para seguir adiante conhecendo o tema e suas metamorfoses.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br