Como um Web Site profissional pode deixar sua marca na liderança na internet?

 

Existem vários casos de sucesso atualmente onde a liderança veio acompanhada de um site profissional e com conteúdo de qualidade no ar. O mundo virtual está cada vez mais presente, as pessoas mais conectadas e nenhuma empresa pode negligenciar esse mercado se quer se manter no topo.
Entretanto, muitas empresas e profissionais liberais não veem a importância de investir em um site de qualidade e uma hospedagem com gerenciamento técnico que agregue recursos para explorar todo potencial da internet.
Podemos fazer um paralelo com os antigos cartões de visita. Você recebia um cartão de algum profissional e a “primeira impressão era a que ficava”, não é? A qualidade do cartão, o tipo do papel, as cores, fontes, logotipo, etc, uniam-se para apresentar a imagem da marca, gerando uma credibilidade instantânea quando o cartão era atrativo aos olhos.
Da mesma forma o site. Quando entramos em um site rápido de carregamento, com cores, fontes, botões, imagens e layout de qualidade com navegabilidade, a credibilidade da marca sobe para outro nível. Isso sem falar do ranqueamento junto ao Google, que é um dos fatores mais importantes quando o assunto é liderança na internet, e um site profissional pode ajudar a ficar nas primeiras páginas.
O pessoal da Cronomídia, que é especialista em web sites profissionais, listou alguns itens essenciais que seu site deve ter para dar aquele empurrãozinho nas estratégias de liderança. Veja.

1. O site deve se adaptar para diferentes tamanhos de tela.

Você sabia que em alguns segmentos de mercado o acesso aos sites já são maiores via celular ou tablet? Por isso, manter um site responsivo, ou seja, adaptado para visualização em diferentes tamanhos de tela, é fundamental!
O cliente atual quando procura alguma informação rapidamente pega o celular e realiza a busca. Quando encontra um site difícil de ler, sem interação, com imagens acima dos textos ou com conteúdo pouco legível, logo parte para outro site. Então, não ter um site responsivo é dar espaço para concorrência crescer!

2. O site deve utilizar tecnologias modernas.

O mundo do desenvolvimento web está em constante crescimento. Nenhuma área é tão rápida e mutável quando a TI. Assim, uma marca não pode ficar para trás quando o assunto é tecnologia de web site.
O WordPress é uma das plataformas mais modernas, atuais e com recursos integrados que temos hoje. Portanto, um site utilizando esse sistema sai na frente da concorrência, pois o Google indexa muito bem e é fácil trabalhar com estratégias de marketing digital e SEO.
Então, nada de manter seu site em flash, por exemplo. Essa tecnologia foi muito utilizada no passado, mas além de estar ultrapassada, é muito mal indexada pelos buscadores e não pode ser acessada por celulares e tablets.

3. O site deve ser atrativo e ter estilo.

Quando você entra em uma loja física, ou mesmo em uma empresa, e tudo está desorganizado, bagunçado, você não encontra ninguém nem nenhuma informação rapidamente, o que você faz? Vai embora, não é?
O mesmo acontece com um web site que não é profissional. Se o layout não for organizado, atrativo e o usuário logo encontrar as informações que busca, ele vai embora.
O web site precisa ser atrativo aos seus clientes e ter usabilidade, isto é, as informações devem estar apresentadas de maneira lógica, seguindo a Jornada do Cliente, que é aquele caminho que seu consumidor faz desde que entra na sua empresa até que feche negócio com você. E, no meio do caminho, seu cliente precisa encontrar sempre uma ajudinha, que no caso dos sites, são os botões, os formulários de contato e os Call To Actions – as Chamadas Para Ação (em portugês) ou CTAs.
Todos esses recursos para atratividade são conseguidos com um layout profissional, desenhado pensando no cliente, com estilo moderno e disposição de informações de maneira limpa e organizada.

4. O site precisa ter SEO.

Pesquisas feitas junto a consumidores online mostram que marcas que estão nas três primeiras páginas do Google são as que exercem liderança na internet. Não é à toa. A maioria dos usuários, após a busca, clica logo nos primeiros links encontrados e estes estão na tão desejada primeira página do Google. E como fazer para seu site ficar bem posicionado? Resposta é SEO.
SEO significa Search Engine Optimization em inglês. Traduzindo para o português: Otimização para Mecanismos de Buscas. SEO é uma técnica utilizada para que seu site seja indexado pelo Google (e outros buscadores) e apareça cada vez mais nas primeiras páginas. Ela vem desde o código, que precisa ser limpo e organizado, passando pelas URLs, e chegando a todos os textos e imagens do site.
Muitas marcas não investem em SEO, pois o retorno é de longo prazo (6 meses no mínimo). Porém, essa técnica é fundamental, pois com o passar do tempo os concorrentes podem utilizá-la e cruzar a linha na frente na hora dos resultados do Google. E ninguém quer ficar para trás!

5. O site precisa ser criado e hospedado por profissionais especializados.

Um último fator, mas tão essencial quanto os demais já citados, é quem cria e gerencia o web site. Profissionais especializados saberão trabalhar o SEO, o código bem estruturado, a usabilidade, a navegabilidade, o design, a jornada do cliente, enfim, todos os detalhes que precisam ser levados em conta na hora do desenvolvimento do site perfeito para uma marca.
A velocidade de carregamento, a resposta aos cliques dos usuários, os recursos extras, a segurança na navegação, atualizações de versão, plugins, entre outros detalhes também influenciam o posicionamento nas buscas orgânicas do Google, e tudo isso é obtido com uma empresa de hospedagem profissional e que faça gerenciamento técnico do web site no longo prazo.
O gerenciamento técnico também poderá auxiliar as marcas líderes no mercado em termos de suporte do servidor para quando ampliar o tráfego no site. Ninguém quer acessar um site que o servidor não responde, ou fica fora do ar 10% do tempo! Isso sem falar em algum problema que ocorra como invasões ou ataques, e a empresa precise restaurar a versão de ontem do seu site. Para isso, o backup diário é essencial para qualquer marca que quer se manter na liderança na internet!
Agora que você já sabe todos os itens que um site profissional deve ter para manter a liderança de uma marca você deve pensar que tudo isso é muito caro e não cabe no seu orçamento. Não é verdade quando você escolhe a empresa certa para criação de web site, hospedagem profissional e gerenciamento técnico.
Procurar por prestadores de serviços sérios e orientados aos seus resultados é um dos melhores caminhos para sua empresa ter um site atrativo e que gere bons negócios.

 


Fonte desta matéria : Cronomídia
Editora : Thaisy Sluszz –
Conteúdo & Comunicação.