Razões para o Curso de Liderança


Porque e quando promover o Curso de Liderança ?

Escrever para a Academia sobre o Curso de Liderança não é algo simples. São tantos os matizes que as Empresas de Treinamento gestaram ao longo do tempo que, ao dissertar sobre um determinado conceito podemos esbarrar na contraposição com outros conceitos diferentes.
O Treinamento para empresas é prolífico, percebemos bem isto quando escrevermos sobre o Curso de Liderança e recebemos feed-back´s dos leitores com dúvidas bem diversas, muitas vezes mencionando outros conceitos adquiridos anteriormente em outros treinamentos. Nossa intenção é somente orientativa. Esperamos que nossas matérias ajudem ao leitor no entendimento da necessidade do Desenvolvimento de Lideranças nas organizações. Se o leitor se dedicar à esta atividade também proporcionaremos material de consulta e orientação.

A pergunta que foi ofertada e que escolhemos para a resposta é : Em que momento realizar um Curso de Liderança na organização?

A melhor resposta é : Sempre, não continuadamente, mas pelo menos a cada 2 anos.

As razões para esta afirmação apoiam-se em várias observações que realizamos do esforço organizacional para o Desenvolvimento de Liderança ao longo dos anos e que podem ser traduzidas, rapidamente abaixo :

A liderança é um dos fenômenos mais dinâmicos que podem acontecer nas coletividades, nas empresas, na vida pública ou na vida privada. Estar numa posição de liderança hoje não significa que estará amanhã. A liderança muda em função das necessidades dinâmicas de nosso tempo e realizar, com uma certa periodicidade, o Curso de Liderança, trará a consequência de se estar atualizado com as demandas corporativas contemporâneas.
As demandas corporativas é quem formatam os Cursos de Liderança e não ao contrário, portanto estes trazem em si, permeados nos seus portfólios, quais são estas demandas e dificuldades que a organização pretende solucionar com o Treinamento e Desenvolvimento de Líderes.

 

Esta periodicidade também tem o benefício de facilitar os processos de sucessão, uma vêz que as pessoas vem e vão das organizações. No passado as pessoas ingressavam nas organizações tendo em vista a aposentadoria e, se possível, mantinham longas carreiras e não raro conhecíamos vários colaboradores com 30 ou mais anos numa organização.
Com a nova geração, isto não funciona, suas dinâmicas de desenvolvimento, aspirações por novidades e mudanças fazem com que seja um desafio para as organizações reterem os talentos.

Os novos colaboradores podem identificar-se melhor com conceitos e fundamentos que o Curso de Liderança contemporâneo propõe para a empresa e isto é percebido por profissionais de Rh e da alta gestão, quando acompanham o Desenvolvimento de suas lideranças. Quando isto acontece, tendem à manter-se mais ligados à organização. Sem a preparação constante de novas lideranças, o risco da empresa ficar sem um líder é enorme.

As duas razões, acima, já justificam esta periodicidade como um fundamento para o desenvolvimento de lideranças na organização, mas daremos um terceiro motivo, mais óbvio, porém não menos importante. Ninguém consegue liderar se não souber o que é a liderança, suas nuances e seus fundamentos, principalmente nos dias de hoje, de gerações super-informadas, super-conectadas e super-questionadoras.

Estas são as necessidades, entre outras, que julgamos, fundamentalmente importantes para a manutenção da formação constante das lideranças nas organizações.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br