Relativização da Ética


Palestra sobre Ética – Relativização

Pergunta enviada em 14/07/2017 :

Já ouvi que uma decisão pode ser ética e anti-ética ao mesmo tempo, é uma mera questão de perspectivas. Expliquem melhor esta afirmação.

Técnicamente a afirmação está correta, mas precisamos entender os porquês. Muito provavelmente esta pergunta veio estimulada pela Palestra sobre Ética. Como não temos em mente, dos Treinamentos para Empresas que ministramos, uma situação similar vamos criar uma situação fictícia, mas bem próxima de nossas realidades para mostrarmos como esta afirmação pode ser verdadeira. Alías bastará ligar a TV em algum telejornal para ver que a situação é bem real.

Imagine uma organização aonde um grupo de pessoas, gerentes ou qualquer outro colaborador decidam unirem-se para promoverem ações de corrupção, troca de favorecimentos por dinheiro ou qualquer outra vantagem que acabará por lesionar a organização. E esta organização é uma empresa pública, ou seja, sustentada pela sociedade.
Muito bem aqui está o cenário desenhado, parece-lhe familiar?

 

Vamos á uma análise do cenário à luz da ética.
O que estas pessoas fizeram ? Reuniram-se e deliberaram sobre as vantagens que suas ações trariam para este grupo. Sob este espectro houve uma deliberação ética, própria deste grupo.
Significa que no seu alinhamento ético cabe a corrupção como uma forma de convívio e que será bom para todos do grupo, em função dos valores que o grupo nutre.
Neste caso chegaram à um alinhamento ético, considerando-se a perspectiva do grupo que deliberou sobre este ganho fácil. Pode-se ainda afirmar que a ética deste grupo é a ética da corrupção. Significa que não se esforçarão por negócios honestos, mas por negócios corruptos, sendo isto ainda interpretado como a ruptura com a honestidade e a transparência, por parte deste grupo, mas, infelizmente, esta é a sua ética de fato, uma ética de corruptos.

Muito bem quando mudamos de perspectiva e avaliamos o que a sociedade considera como melhor forma de convívio, quando pensamos na administração de nossas organizações, vemos que elencamos a corrupção como uma atitude anti-ética grave. O que significa ? Significa que a sociedade, após sua deliberação, chegou à conclusão que a transparência e os negócios honestos são a melhor forma de convívio, quando tratamos da administração de nossas organizações. Neste caso, chegamos à um alinhamento ético, considerando a perspectiva da sociedade e não mais daquele grupo. Podemos afirmar que a ética desta sociedade é a ética da honestidade e a não da corrupção. Pode chamar este país de Dinamarca.

Neste caso sob duas perspectivas diferentes, a mesma ação foi considerada ética (pelo grupo corrupto) e anti-ética (pela sociedade que quer transparência).

Aprofundando mais um pouco o que vimos em nossa Palestra Empresarial sobre ética. A Ética ou anti-ética não está na ação em si, mas nos indivíduos que deliberaram sobre a ação à ser tomada. No primeiro caso (os membros da empresa) a corrupção foi fruto da deliberação ética de seus indivíduos. No segundo caso (a sociedade) a honestidade foi o fruto da deliberação ética de seus indivíduos também. Uma questão de perspectivas sim. Uma questão delicada e que tem desdobramentos mais profundos, mas esperamos aqui deliberar sobre a questão das perspectivas, como foi proposto.

A questão da ética nas organizações passa, inevitavelmente pelo combate à corrupção, senão não seria justificado as empresas investirem tanto em políticas de compliance. O que percebemos, no mundo do Treinamento Empresarial e das Palestras Corporativas, é que é um grave desafio a formação do senso ético nos colaboradores, que são expostos todos os dias à questões desta natureza e acabam por levar para dentro das organizações suas posturas éticas ou anti-éticas.
Ética é coisa de mentes que deliberam. Ética não pode ser encontrada em outro lugar à não ser nas mentes e corações humanos e suas deliberações. Um desafio também para Empresas de Treinamento, pois pensar em Desenvolvimento de Liderança sem pensar em ética é como pensar num edifício sem colunas e fundações, vai ruir rapidamente.
Seja como for, é uma pergunta inteligente e que coloca o indivíduo perante si mesmo e suas deliberações. Parabéns pelo questionamento e esperamos ter dado alguma luz sobre o tema.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br