Sistêmico e Metassistêmico – Palestra de Liderança


Roupagens diferentes para o mesmo tema – Palestra de Liderança

Pergunta enviada em 11/09/17 :

O que é Liderança Sistêmica e Liderança Metassistêmica?

Antes de respondermos sua pergunta temos de esclarecer que o Treinamento Empresarial do final do séc XX até hoje cria termos diversos para diferenciação entre conceitos e tendências para a abordagem de qualquer tema, elaboração de qualquer produto ou defesa de qualquer idéia. Não significa que o uso de um têrmo novo traga, em si, uma idéia nova ou conhecimento novo.

Com o Curso de Liderança não é diferente. As Empresas de Treinamento e Desenvolvimento batizam ou nomeiam seus cursos utilizando-se de uma diversidade de termos diferentes para tratarem da mesma coisa. Em sua correspondência menciona uma Palestra de Liderança Metassistêmica. De fato o que assistiu foi uma palestra de liderança, aonde o conceito ali proposto utilizou um adjetivo específico que procurava dar diferenciação ao evento.
Não podemos elaborar sobre um conceito que ainda não conhecemos, portanto iremos elaborar somente sobre o conceito sugerido em função do nome que lhe foi dado. Vamos ao primeiro termo.

 

Liderança Sistêmica.

Em primeira análise não passa de uma redundância. Toda liderança é sistêmica, pois influencia o sistema aonde está inserida, caso contrário não é uma liderança. O impacto sistêmico ou impacto no sistema é uma característica “sine qua non” da liderança.
Imagine uma liderança inserida num sistema no qual não impacta de forma alguma, é um contra-senso. Por definição a liderança é sistêmica. Guardadas as devidas proporções é afirmar que a água é molhada, uma afirmação redundante pois a água naturalmente molha sem que tenhamos de elaborar sobre esta sua característica.
Como instrumento de marketing o termo pode ser válido, mas para elaborar sobre uma característica exclusiva, diferenciada, não passa de redundância.

Liderança Metassistêmica.

Outra redundância. Meta, do grego, significa o que está além. Como exemplo metafísica significa aquilo que está além da física. Uma liderança metassistêmica pressupõe uma liderança que influencia além do seu sistema. Significa que a liderança inserida num ambiente, num sistema qualquer, acaba por influênciar outro sistema, além do primeiro. Ora, claro fica então que o sistema supostamente influenciado pela liderança é maior e o conceito, oriundo do, metassistêmico pressupõe um sistema menor. Ou ainda sistemas dentro de sistemas ou sistemas paralelos formando um sistema maior. Porém continua um sistema.
Nada de novo, o conceito, juntamente com o nome, também nos parece mais uma estratégia de marketing.

Outras considerações sobre Cursos e Palestras de Liderança.

A introdução de nomes diferentes é uma estratégia de atração de público. Não somente o Curso de Liderança mas outros como o Curso de Gestão de Pessoas são adjetivados desta forma.
Não pense que existe uma liderança sistêmica que é diferente da liderança metassistêmica e ambas, ainda diferentes de outras com nomes diferentes. Quem estuda a liderança até os seus alicerces percebe bem esta manobra adotada por muitas organizações que se dedicam ao Treinamento para Empresas e é muito comum, não se espante.
Para quem estuda os mecanismos e fundamentos da liderança, é fácil perceber que trata-se de uma roupagem diferente para a tratativa do mesmo tema. Sob esta roupagem está o mesmo fenômeno e regido pelas mesmas leis naturais que regem a vida. Fundamentos não mudam, quando mudam é porquê não são fundamentos.

Dar um nome diferente à algo não o torna, de fato, diferente.

Esperamos ter respondido sua questão.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br