Liderança e Sucessão – Curso de Liderança

Treinamento para Lideres e Sucessão

Uma das manobras estratégicas do líder, que deve ter ouvido no Treinamento para Líderes é a sucessão.

Antes de se pensar como uma manobra inteligente há de se perceber que é uma manobra necessária e fundamental para que a liderança na organização continue, só que mudando de mãos. Também em algum momento de sua vida já deve ter ouvido o termo obsolescência programada. Na indústria, a obsolescência programada faz parte do pensamento estratégico industrial surgido nos países capitalistas nas décadas de 1920 à 1940 conhecido como “descartalização”. Em conceito programa a vida útil de um determinado produto para um tempo pré-determinado.

Se traçar um paralelo entre o Treinamento para Líderes e esta estratégia industrial, verá que a obsolescência programada faz sentido em ambos os casos, não estamos discutindo as intenções da indústria, mas sim o conceito percebido de que tudo tem uma determinada vida útil e esta vida útil pode acontecer por desgaste natural ou planejamento, se preferir numa ação pré definida.

 

As Empresas de Treinamento e Desenvolvimento que evoluíram sabem que o colapso da liderança acontece com uma das exigências fundamentais da vida, em algum momento o líder irá colapsar ou por desatualização, ou por velhice, ou decisões pessoais de reorientação da própria vida ou qualquer outra razão que irá mudar sua sintonia com o momento em que vive.
Existem exceções? Sim os gênios, os superdotados mas não são destes que estamos tratando, mas sim do homem comum que torna-se líder, foi preparado num Treinamento para Líderes, absorveu seus conhecimentos adequadamente e decidiu pô-los em prática à serviço da coletividade. Não estamos aqui falando de nenhuma excepcionalidade, mas do significado no que se aprendeu e da descoberta dos caminhos para levar à cabo as outras novas descobertas, como a pós-liderança, por exemplo.

Um líder com esta formação sabe responder a pergunta : Como evitar-se o colapso da liderança? A resposta é simples, mas exige maturidade e esta resposta é : Sucessão. Um Curso de Liderança, minimamente maduro tem a obrigação de alertar o líder que este processo deve ser planejado com inteligência, porquê é inevitável.
O Treinamento para Líderes que prepara para a sucessão, de fato está evitando que a liderança sofra o colapso que a vida impõe para aqueles que querem liderar indefinidamente. Liderança não funciona assim. É dinâmica, é situacional. A vida já tem sua obsolescência programada para tudo, o Treinamento Empresarial apto à ensinar líderes à realizarem esta leitura, irá ensiná-los à aliarem-se à vida e a realizar a sucessão para que tudo siga adiante sem o desgaste do colapso.
Por exigir maturidade, geralmente a sucessão é um dos últimos temas que se aborda no Curso de Liderança e a razão é simples, é necessário conhecer alguns fundamentos importantes para se entender necessidade da sucessão e colaborar com ela, ao invés de se tentar evitar o que é inevitável. Líderes não fogem do que é inevitável, mas aprendem à lidar com ele.
Aqui dá-se um sentido especial ao termo “Líderes liderando líderes”, pode parecer um mote corporativo, mas é muito mais inteligente e estratégico do que se imagina, esta expressão de fato, mostra lideranças maduras cuidando da sua sucessão.
Ao pensar num Treinamento para Líderes isoladamente, para atender uma necessidade específica de formar líderes, pode até não levar em conta esta nuance delicada da liderança, mas ao pensar num programa continuado de formação de lideranças e na continuidade do negócio, não escapará de, em algum momento lidar com a sucessão, ou por colapso ou por ação pensada e estratégica. O líder é quem decide se irá colapsar ou irá preparar seu sucessor natural.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br