Como Captar mais Contatos (e gerar vendas) para a sua empresa.
Entenda o que é preciso para atrair os potenciais clientes com sucesso.

 

Quem está minimamente por dentro das últimas tendências em marketing já percebeu que a publicidade tradicional vem perdendo espaço rapidamente como forma mais efetiva de conquistar novos clientes. Por ser baseada geralmente em interrupções não-solicitadas pelo público, essa forma de abordagem está sendo substituída por métodos mais atrativos e não-invasivos.

Ninguém gosta de se sentir interrompido ou incomodado – o que acontece tanto com os anúncios de televisão ou jornais/revistas. Por isso, os profissionais de marketing buscaram maneiras menos incômodas de chegar ao público-alvo, com a intenção de ‘salvar’ seu negócio perante os olhares alheios.

Uma das estratégias mais usadas hoje é a captação de leads. Leads são aquelas pessoas que chegaram espontaneamente a sua empresa e demonstraram interesse no que você oferece. Seja em forma de pesquisas, conteúdos ou cadastros de qualquer espécie com algum propósito do interesse daquele potencial cliente, o que importa é que ele tenha fornecido dados de contato por vontade própria, tornando o ato de contatá-lo já não intrusivo como seria se você o fizesse sem saber disso.

O que é captação de Leads?

O processo de geração de leads (ou captação de contatos) para a empresa funciona justamente atraindo pessoas ‘aleatórias’, ou seja, ainda não clientes, e fazê-los agir exatamente da maneira citada acima: fornecendo suas informações espontaneamente e demonstrando interesse no que você oferece.

E, geralmente, funciona através do inbound marketing: o oposto do outbound, aquele de propagandas tradicionais. Com geração de conteúdo que tenha valor para o potencial cliente, é possível atrair os prospectos e, em muitos casos, transformá-los em leads em contatos. E isso é o primeiro passo para estimulá-los até o ponto de chegar no ato da compra.

Conquistar esse interesse espontâneo do público no seu negócio é muito mais interessante do que bombardeá-los com propaganda tradicional simplesmente pela direção em que a relação acontece. Quem está iniciando um relacionamento com a marca, nesse caso, é o potencial cliente. Já com outbound, quem tenta iniciar é a empresa. E nada melhor que o cliente vir até você, não é?

Como captar Leads?

Existem diversas possibilidades para captar mais leads para o seu negócio, mas sempre passando pela criação de um web site profissional, ou landing pages com conteúdo de valor. A sua empresa pode criar uma landing page, por exemplo, com o objetivo de oferecer um ebook, ou um material rico que seja interesse do potencial cliente, mas que para acessá-lo seja preciso fazer um cadastro.

Outra maneira bastante interessante de conquistar leads é através dos call-to-action – as chamadas para ação em português. Naturalmente ele também exige conteúdo de valor para a pessoa: em qualquer postagem do blog da sua empresa, por exemplo, chame ao fim para curtir as suas redes sociais, deixar comentários e/ou se cadastrar na lista de e-mail. Tudo isso confirma a você que aquele prospecto virou um lead, ou seja, foi atraído pelo que você oferece. E aí facilita o caminho para transformá-lo em cliente com ofertas de produtos, serviços e soluções que possam ser do interesse.

Mas quais vão ser esses conteúdos? Aí depende, é claro, do seu meio de atuação. É preciso pesquisar quais assuntos o seu público-alvo vem procurando na internet e oferecer respostas para eles. Existem muitas ferramentas que permitem compreender para quais perguntas os internautas querem respostas em relação aos assuntos do seu segmento, como o Google Trends e o Keyword Planner.

Após pesquisar extensivamente que temas estão em alta dentro da sua área de atuação, desenvolva um conteúdo de qualidade e profundo o suficiente para esclarecer, tirar dúvidas e fazer o cliente entender o que precisa. Disponibilize esse conteúdo em forma de ebook e permita o download gratuito, exigindo apenas um cadastro antecipado. Pronto, aí está mais um contato para a sua empresa e a lista de e-mails aumentando com quem realmente interessa.

Então, com o mundo cada vez mais virtual, para conquistar clientes invista em web site atrativo, com conteúdo realmente esclarecedor e layout voltado para a conversão. A atração espontânea é a melhor propaganda que você pode querer.

 


Fonte desta matéria : Cronomídia
Editora : Thaisy Sluszz –
Conteúdo & Comunicação.