Teoria e Prática – Palestra de Liderança


Teoria e Prática na Palestra de Liderança

A pergunta que foi ofertada na Academia e que responderemos é : Se eu estudar Liderança posso ministrar uma Palestra de Liderança?

Esta pergunta tem uma resposta difícil que exige sensibilidade e todo nosso cuidado para que possamos dar uma resposta assertiva. Não pretendemos aqui por uma resposta definitiva, quando se fala de liderança, você perceberá que poucas coisas podem ser consideradas definitivas.
Escolhemos esta pergunta dentre as que foram ofertadas, porquê tem o toque nevrálgico de solicitar uma resposta fechada para uma pergunta difícil. Daremos a resposta presos ao que a boa ética empresarial demanda. Imaginamos, antes da resposta 2 situações possíveis.

A primeira situação é aquela em quem estudou a liderança não teve oportunidade de liderar um grupo de pessoas ou profissionais. Levamos em conta, também que este estudo se deu numa academia ou escola devidamente habilitada, ou numa pós graduação. Neste caso poderá sim, dar a Palestra de Liderança aonde irá propor aos ouvintes os resultados dos seus estudos sobre a Liderança. O conhecimento que temos sobre algo pode ser dividido com nossos semelhantes através de uma Palestra Empresarial, mas tenha consciência que a palestra será honesta quando elaborar sobre o conhecimento adquirido na academia e não numa experiência de liderança.

Nesta caso a Palestra de Liderança será ministrada por um teórico que foi buscar nos livros o conhecimento de como entendemos a liderança nos dias de hoje, seja no ambiente empresarial ou não, enfim ligado ao perfil do que os estudos proporcionaram. Será uma Palestra de Liderança teórica e pode ser muito bem aproveitada por quem tem interesse no tema, mas dependerá da profundidade do estudo e do conhecimento teórico adquirido. Mas a palestra pode carecer da experiência individual e esta não poderá ser ofertada com legitimidade aos ouvintes, mas pode ser substituída pela elaboração excelente do evento e com a profundidade e qualidade do conhecimento exposto. Já que não há a experiência pessoal para dividir com os ouvintes, é inteligente o contra-balanço desta carência pela excelência teórica, o que não invalidaria a Palestra de Liderança.

 

A segunda situação é aquela em quem estudou a liderança teve oportunidade de liderar um grupo de pessoas ou profissionais. Neste caso também poderá dar a Palestra de Liderança aonde irá propor aos ouvintes os resultados da sua experiência de Lider.
A experiência vivida pode ser dividida com nossos semelhantes através de uma Palestra Empresarial também. Se não estudou a liderança, poderá ofertar somente suas percepções pessoais sobre a liderança, mas se o palestrante também estudou o tema, poderá ter um equilíbrio melhor na condução da Palestra de Liderança, pois poderá propor o conhecimento teórico com a experiência pessoal.
Nos dois casos, como em tudo o que fazemos, o importante é a legitimidade do que se expõe, ouvintes são atentos à legitimidade do que os submetemos, cremos que é o melhor caminho à seguir.

Posicionamentos Adicionais

Normalmente as Empresas de Treinamento procuram para seus quadros de treinadores que, muitas vezes são palestrantes, pessoas que tiveram a experiência como líderes e preparam-nos para o ingresso no universo do Treinamento Empresarial, ou seja há um padrão, normalmente definido, que dá um pouco mais de estofo para quem pretende levar à cabo Palestras para Empresas e no caso da Palestra de Liderança não é muito diferente. Não é uma exigência curricular, afinal um teórico da liderança pode conhece-la muito mais profundamente do que alguém que experimentou a liderança, mas não foi bem sucedido.

Mas não é esta a percepção, ou é pré-conceitualmente não aceitável ( no sentido correto da palavra ), por parte de quem está assistindo a Palestra de Liderança, somente este status de teórico. As Empresas de Treinamento que ocupam-se de Palestras para Empresas tem esta leitura também.

Não afirmamos aqui se está correto ou não, somente que este é o senso comum no ambiente empresarial. Quando o movimento é o Desenvolvimento de Lideranças, o que as organizações, e também as pessoas, mais procuram são exemplos e principalmente quando o exemplo é aquele que está se comunicando diretamente com eles, ou seja, o palestrante.
Nossa recomendação é : Se for um teórico da Liderança, seja um dos melhores, vá profundamente no tema e estude com afinco e determinação. Sua Palestra de Liderança poderá ser das melhores, mas dependerá exclusivamente do seu conhecimento teórico, até que tenha a oportunidade de liderar e enriquecê-la com sua experiência profissional, mas nunca abra mão da legitimidade.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br