A Hora da Resiliência – Treinamento para Líderes


Treinamento para Líderes – A Hora da Resiliência.

Pergunta enviada em 10/08/17 :

Minha Empresa começou um Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Líderes mas abortou. Percebi um certo desconforto entre meus pares, porém a gestão superior justificou-se mencionando que era uma ação de redução de custos em função da crise. Significa que o programa de treinamento e desenvolvimento de líderes é uma estratégia secundária na organização?

Estritamente atendo-se à justificativa que sua gestão superior deu, é falta de recurso mesmo.

Não podemos aqui julgar ou questionar as reais motivações de sua gestão superior, pois não a conhecemos. Podemos deliberar somente sobre a questão da estratégia das organizações no Treinamento e Desenvolvimento de Líderes.

O Treinamento para Líderes não é uma estratégia secundária das organizações, é uma estratégia necessária para qualquer empresa que pretenda se desenvolver. É que existem momentos difíceis da organização em que ela tem de cortar até aonde irá fazer falta, é o famoso jargão corporativo de cortar da própria carne.
Organizações não gostam de demitir pessoas, pelo contrário gostam de contratar novos colaboradores, pois significa que estão prosperando e quem não gosta de prosperar?

 

Muitas vezes, para não reduzirem seus quadros, acabam por cortar custos em outras ações que terão um impacto ruim, mas menor do que demitir pessoas.
É ruim, mas necessário e faz parte da vida corporativa até que consigamos momentos, no ambiente de negócios, mais equilibrados e favoráveis.
O que nós, que somos uma Empresa de Treinamento Empresarial, orientamos é que não se desestimulem por causa disto. Se a empresa não julgasse importante começar um programa de treinamento e desenvolvimento de líderes, não teria começado, mesmo em momentos favoráveis simplesmente não teria começado, pois não havia importância. Se sua empresa começou a investir num Curso de Liderança ou num programa mais extenso de desenvolvimento de líderes, é por que é importante. Empresas não fazem nada que não lhe tragam valor.

Empresas não investem porquê tem dinheiro, mas investem porquê faz sentido o investimento, dá retorno, tráz resultados e, se em algum momento, decidiu investir no treinamento e desenvolvimento de líderes, é por que é um investimento que tráz resultados. Porém, neste momento pode estar sem recursos para fazer este investimento, então tem de escolher aonde deverá cortar e fará menos estragos possíveis.

Nestes momentos temos de usar nossa resiliência e trabalhar fortemente para uma reversão do quadro, buscar novas soluções, novos ambientes de negócios, novas alternativas e novos meios de fazer com que a organização volte à uma situação de investimentos.
Quando isto acontecer, irá investir novamente num Curso de Liderança, num Curso de Gestão de Pessoas ou que mais lhe for importante para o momento, pelo menos é o que esperamos.
O Treinamento para Gestores e líderes nunca é secundário e nem desperdício de recursos, é que existem momentos em que somos obrigados à operar com o mínimo possível, até que consigamos, através de nossos esforços mútuos, fazer com que a organização atravesse uma tempestade num mar vermelho, mas ao chegarmos no oceano azul tudo tenderá a voltar ao equilíbrio, inclusive os investimentos em capacitação profissional.

Resiliência é para estes momentos mesmo.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br