Erros Clássicos – Ferramentas de Gestão

Erros Clássicos com Ferramentas de Gestão – Treinamento In Company.

 

A avidêz pelo que é novo, muitas vezes faz com que desprezemos o que é antigo, mas que funciona. Parece papo de quem está obsoleto, não é? Mas não é.

É incrível o sucesso que uma ferramenta de gestão nova faz porquê é novidade. No Treinamento Empresarial vemos isto todos os dias. Atrás deste comportamento está a necessidade de inovação, que é justa e correta em épocas de mudanças. Nós, que estamos constantemente ministrando o Treinamento In Company, por muitas vezes temos acesso ao cotidiano das organizações e suas dificuldades.
Olhando mais profundamente, atrás da necessidade fundamental por inovação, detectamos um erro muito comum, mas muito comum mesmo. Não temos estatísticas mas cremos que uma pesquisa sobre o tema seja oportuna e talvez nos dediquemos à fazê-la futuramente.

Existem diversas ferramentas de gestão clássicas que a maioria do ambiente corporativo já conhece. Algumas delas podemos mencionar como BSC, SWOT e as diversas formas de planejamento estratégico de terceiro nível ( ou operacional ) que as empresas adotam. São muito comuns nos dias de hoje e indispensáveis mesmo. Mas o que observamos é que quando Empresas de Treinamento Empresarial apresentam uma ferramenta nova, as antigas vão caindo em desuso. Seria coerente se as ferramentas novas trouxessem algo de, realmente, novo. Para sua informação, uma enorme parcela delas não trazem nenhuma novidade, trazem somente o mesmo conceito das antigas, porém com uma roupagem nova. Parece um contra-senso e é.

 

Para entendermos um pouco melhor esta questão começamos à observar a implementação e utilização destas ferramentas e descobrimos o que já se sabia intuitivamente e foi confirmado com uma observação mais atenta.
A maioria destas ferramentas são utilizadas erroneamente e sem seus respectivos feed-backs que, quando ocorrem, ocorrem desordenadamente ou seja não há, em muitos casos, consenso das interpretações dos indicadores que estas apontam.
Solução para isto? Uma nova ferramenta. Erro clássico. Muitas delas trazem os mesmos conceitos num formato novo, mas continuam os mesmos conceitos. E o que acontece com estas novas ferramentas ? Acontece o mesmo.

Passa-se à utilizar novas ferramentas cometendo os mesmos erros que cometía-se com as antigas. Na maioria dos casos é o que pudemos observar, á olhos vistos. O que nos leva, fatalmente à questão. O erro está nas ferramentas, ou nos usuários ou ainda no feed-back dos líderes, que fomentam o uso destas ferramentas junto aos usuários?

Ao terminar um Treinamento para Líderes cedemos um prazo de 30 dias para a primeira sessão de coaching de equipes, é a revisão do treinamento cujo objetivo é captar as reflexões num debate sobre o tema, consolidação do conhecimento adquirido no treinamento e o compartilhamento destas com demais treinandos. Geralmente trazem um rico e diferente material sobre a questão das ferramentas clássicas de gestão, com a confirmação de que havia o uso errado destes recursos pelos próprios líderes.
Esta é uma das armadilhas culturais de que todos são vítimas, achar que o antigo está obsoleto sempre. Ao observar comportamentos e incidência dos mesmos erros, percebemos que o que de fato está obsoleto são comportamentos, na maioria dos casos. Acontece que empresas que dedicam-se ao Curso de Liderança e Gestão de Pessoas tem uma necessidade de inovação para ser apresentada para seus clientes como diferencial e acabam inovando de um jeito ineficaz, ao invés de realizarem um esforço genuíno para inovar nos comportamentos, o que é bem difícil, buscam por inovar o que é mais fácil. Criam fórmulas novas, com os mesmos conceitos das fórmulas antigas e apresentam ao mercado como inovação.
Esteja de olhos abertos e utilize mais adequadamente os recursos que tem à sua disposição. É mais assertivo do que procurar por fórmulas novas para continuar usando-as do jeito velho.

Fórmulas novas, somente se trouxerem diferenciais objetivos e aferíveis.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br