Aonde estão os Líderes ?

Treinamento para Empresas – Treinamento para Líderes.

 

É comum, nas organizações, alguns colaboradores não compreenderem porquê são convidados à participarem de um Treinamento para Líderes, uma vêz que não estão em posição de comando. Esta reação vem da percepção de que líderes são aqueles que estão no comando ou na direção do negócio.

Apesar dos esforços das Empresas de Treinamento Empresarial, que estão atualizadas, e desvinculam a liderança da posição de comando, esta reação se mantém, pois está intimamente ligada com os modelos culturais dos colaboradores. Significa que a liderança ainda precisa ser melhor compreendida e esta compreensão melhor disseminada. Esta tarefa cabe também às organizações que contratam este serviço fundamental que é o Treinamento para Empresas.

 

O que observamos é que nem todo mundo que está no comando lidera e nem todo mundo que está liderando está no comando. São duas posições distintas, dois momentos distintos do ser humano relativo às suas atividades.
O Desenvolvimento de Liderança não está relacionado ao fato do indivíduo estar no comando, se assim fosse, somente pessoas que estão no comando poderiam se desenvolver como líderes e não é isto o que vemos.
Como nossa atividade é o Treinamento para Empresas, estamos todos os dias em contato com organizações diferentes e podemos observar, claramente, como isto acontece.
Estar no comando é dar as ordens, ter poder sobre o grupo baseado numa relação hierárquica amparada pelas normas, pelas regras e pelos estatutos legais que norteiam a atividade.
Liderar é ser seguido, ser o exemplo e a referência para o grupo, ter poder sobre o grupo baseado numa relação de influência natural amparada pela escolha do grupo, pela identificação do grupo com o líder. Pode estar descolado de qualquer norma, estatuto ou regra, simplesmente é sustentada pela escolha do grupo.
Redunda que quem está no comando, pode ou não ser o líder. Quem esta liderando, pode ou não estar no comando.
Esta afirmação tem desdobramentos enormes e que dá muito pano para manga para outras consequências, se aprofundar-se no tema.

O que é importante para os colaboradores perceberem é que a liderança pode ser definida como uma forma de nos relacionarmos com o meio ambiente à nossa volta, independentemente, de estarmos ou não no comando, e sua resultante é o desenvolvimento, tanto do meio quanto do líder.
Por esta razão algumas organizações, que já compreenderam um pouco mais o que é a liderança, procuram disseminá-la para todos os colaboradores da organização, ainda são raras, mas já tivemos a feliz oportunidade de testemunhar este esforço corporativo.
Assim o Desenvolvimento de Liderança vai acontecendo, pouco à pouco nas organizações. É um movimento estratégico sutil e que gera excelentes resultados em médio ou longo prazo nas organizações. Não existe liderança de curto prazo que acontece numa imersão de final de semana, o Desenvolvimento de Liderança demanda tempo, é uma exigência da vida.
O Treinamento para Líderes exclusivamente para quem esta no comando da organização não é um erro, é uma necessidade corporativa justificada e honesta, mas ao focar somente no comando, não significa que a organização esteja focando nos seus líderes, à não ser que a organização julgue que existem líderes nos seus quadros, somente nas posições de comando. Em erro clássico de muitas organizações.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br