Seguindo Regras – Treinamento para Líderes

Compliance no contexto do Treinamento para Líderes.

Todo e qualquer colaborador de uma organização está preso à sua política de compliance.
Algumas pessoas pelo aspecto puramente legal, mas para outras o peso ético de seguir o que determina o compliance é muito maior, estes são os líderes.

O desenvolvimento da liderança acontece por diversos fatores, os quais são estudados e refletidos no Treinamento para Líderes, já o colapso da liderança é pouco abordado por Empresas de Treinamento e Desenvolvimento e a consequência é que, por não abordar quais são os fatores de colapso e os meios para evitá-lo, formam supostos líderes que não entenderão os mecanismos que levam ao colapso da liderança e nem como adotarem ações e posturas preventivas.

Parece que há um certo tabú no Treinamento para Líderes em se abordar o colapso da liderança, principalmente no Treinamento In Company , aonde a proximidade com os treinandos e a possibilidade de questionamentos, podem colocar oradores numa saia muito justa por não saberem dar respostas ou saída para um problema de tal complexidade.

Para irmos direto ao ponto, basta a percepção imediata de que, numa organização, não existe ninguém tão preso às regras como as lideranças. Vamos à uma rápida reflexão em torno desta afirmação.

 

Esta deficiência das Empresas de Treinamento e Desenvolvimento ainda não é um dos maiores problemas, apesar de ser uma falha muito comum ao analisarmos o portfólio padrão do Curso de Liderança.

O principal triturador de líderes não é a falta de resultados, como imagina o senso comum, mas a falta de ética em se seguir as regras.

No Treinamento para Líderes contemporâneo, você já deve ter percebido que líderes estão fundamentalmente presos às regras do compliance. Líderes que não seguem as regras, é romantismo de cinema. Só funciona na telona. Na vida real, os poucos líderes que não seguiram regras e não colapsaram como Alexandre , Sócrates, Henrique V e outros notáveis, são os relegados ao panteão de gênios e mesmo estes, tenham certeza, tiveram que seguir algumas regras.
Nosso objetivo não é formar gênios, não temos condição para levar à cabo esta tarefa. Nossa tarefa é tornar a liderança em algo ao alcance de todos.
Levar em conta que líderes podem não estar presos às regras, também é admitir que os indivíduos liderados seguem os líderes que não respeitam as regras. Um enorme contra-senso que o Treinamento para Líderes ou o Curso de Liderança contemporâneo não cometerá. Ética é seguir as regras e liderança é desenvolver-se e, ao mesmo tempo, desenvolver o ambiente dentro das regras. Fora das regras, a liderança colapsa.

Esta é a reflexão sugerida para que se perceba o link entre líderes, ética e compliance.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br