Gate Keepers – Treinamento de Vendas

Gate Keepers – Treinamento de Vendas.

 

Melhor preço, melhor qualidade, rapidez na entrega, melhor assistência técnica, melhor condição de pagamento e menor prazo de entrega do que se irá produzir. Você vendedor já ouviu isto em algum lugar? Muito bem este é o discurso clássico de Gate-Keepers. E o pior é que se você faz isto pelo seu cliente, ele lhe assassinará.
Acha que não, então resolva esta questão : Se a empresa, para estar no jogo dos negócios, tem de possuir o melhor preço, melhor qualidade, melhor entrega, melhor assistência técnica, melhor condição de pagamento e menor prazo de entrega, para que ela precisaria de um vendedor?
Já sabemos a resposta na ponta da língua. Para levar toda esta informação até as pessoas certas no cliente. Ledo engano num mundo de híper-conectados.

Quando um Gate-Keeper consegue tudo o que descrevemos acima, ele não precisa mais do vendedor. Ele conecta-se com o fornecedor que, agora estará à distancia de um click à qualquer hora do dia, muito mais presente do que um vendedor. O vendedor é uma peça dispensável neste cenário, só tomaria o tempo do Gate-Keeper e não adicionaria nada ao que ele já tem. Percebeu aonde está o assassinato do vendedor, como tradicionalmente o conhecemos?
E ainda, um típico Gate-Keeper, quando acha uma condição ligeiramente melhor do que já tem de seus fornecedores, usa isto como peso de barganha, ou seja, para assediar mais ainda seu fornecedor, pressionando-o para dar ainda mais. Este profissionais não estão interessados em relacionamentos de longo prazo, seu foco é atender uma exigência corporativa de mais benefícios por menos investimento. Este é o foco e a prioridade.

 

Ser vendedor nos dias de hoje, não é o mesmo do passado, a profissão tornou-se muito mais sofisticada. Claro que nenhuma empresa reúne as qualidades acima, pois ninguém é bom em tudo. Esta é uma das leis da vida que, também, atinge as organizações.
Por esta razão o Treinamento para Vendedores procura formata-los para outra realidade. A do criador de soluções e oportunidades de negócios para ambas as empresas. O Treinamento para Vendedores contemporâneo prepara vendedores para trabalharem para suas organizações, mas também trabalharem para seus clientes criando oportunidades de bons negócios para ambas as Cias. Vendedores são links, elos de ligação entre os interesses corporativos de 2 organizações diferentes. Se não for assim o que lhe restará são os Gate-Keepers e o oceano vermelho das vendas assassinas de vendedores.
Não é tarefa fácil, mas é uma tarefa possível e que acaba por desenvolver muito o profissional de vendas. O Treinamento Empresarial faz um esforço, junto com seus clientes para, além de disseminarem estes conceitos, realmente formarem profissionais que possam realizar este link, este elo de ligação entre suas organizações. Todos ganham com isto, organizações e vendedores.

Mas como fazer isto num mundo híper-conectado e híper-competitivo ? Treinar, Experimentar. Treinar novamente e experimentar novamente. E assim por diante. É um processo dinâmico, não existem fórmulas prontas e infalíveis. Assim funciona o Treinamento de Vendas consciente das demandas, cenários de seu tempo e do desafio de ser vendedor.
As Empresas de Treinamento de Vendas do passado tinham fórmulas prontas para o sucesso, ainda encontrará muitas delas com esta proposição. Já o Treinamento para Vendedores que se atualizou percebeu que fórmulas estáticas para o que é dinâmico, simplesmente não funcionam. Vendas tornou-se o resultado de uma construção sofisticada com o cliente e para esta construção sofisticada e dinâmica há a necessidade de profissionais igualmente sofisticados e dinâmicos.
Vê-se que os portfólios que dedicam-se à esta tarefa de formação de vendedores são de todos os matizes imagináveis, palestra de vendas, imersões, Treinamento in Company, simpósios, vídeos, livros, de escopo motivacional então nem se fala, benchmarks, mind fullness, cursos de temas variados e todo um assortment de outros espectros que não conseguimos enumerar todos.

Lá no final, lá no frigir dos ovos, o objetivo é um só : Criar links de negócios que sejam interessantes para quem compra e para quem vende, sustentáveis e fruto do alinhamento de interesses legítimos e legais de longo prazo nas organizações. Sua organização precisa de você é exatamente para isto. Para dar o melhor preço, melhor qualidade, rapidez na entrega, melhor assistência técnica, melhor condição de pagamento e menor prazo de entrega ela não precisa de você, isto ela faz sozinha.
O Treinamento para Vendedores aponta sempre para esta direção, o que torna o vendedor contemporâneo, que consiga exercer sua atividade com equilíbrio, efetividade e resultados, um profissional diferenciado e valoroso para qualquer organização.
Vendedor, esqueça de chegar no topo, isto é um mito corporativo que só lhe trará frustrações. Ninguém fica no topo o tempo todo, pautar-se pelo topo é discurso sempre de quem, justamente, não está no topo porquê supervaloriza o que é circunstancial, ou seja, discurso de frustrados. Preocupe-se com a sua relevância para os bons negócios que conseguirá construir para ambas as organizações e à sustentabilidade do que construirá para o seu cliente, para a sua organização e para você profissional. Quando menos perceber, verá que o topo ficou para trás, faz tempo. Terá uma boa, prazerosa e próspera carreira de vendas.

Isto é o que importa. Seja criativo, crie soluções e deixe os Gate-Keepers fora do seu oceano.

 


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