A Cultura da Capacitação Profissional


Cursos In Company – A Cultura Empresarial

Pergunta enviada em 13/10/17:

Já trabalhei em 4 empresas de pequeno-médio porte aonde sugeri ações de educação corporativa como palestras e cursos in company. Em todas as 4 não tive sucesso. Porquê pequenas e médias empresas investem tão pouco na educação corporativa? Ou é uma impressão errada de minha parte?

Não é uma impressão errada de sua parte. Nossas organizações não tem a cultura do Treinamento Empresarial, isto se reflete nas grandes e nas pequenas organizações, também reflete em nossa eficiência, produtividade e qualidade profissional.
O problema é mais antigo do que parece, em matéria da revista exame de 2015 já apontava esta diferença na capacitação de nossos profissionais em comparação com vários países, mais produtivos e melhor capacitados do que nós, brasileiros.

 

Para se ter uma idéia desta diferença toda, enquanto um profissional brasileiro recebeu, em média, 16,6 horas de treinamento anualmente o profissional americano foi contemplado com 31,5 horas, ou seja quase o dobro.
Enquanto o empresário americano investiu, em média, U$$1.208,00 com capacitação profissional por funcionário anualmente, os brasileiros investiram U$$ 150,00.
Os dados foram apresentados no evento “O Panorama do Treinamento no Brasil”, que completou a 10ª edição na época.
O mesmos dados foram atualizados em 2016 (11ª edição ) e o número brasileiro subiu para 22,1 horas, um belo incremento de 33,13%, mas os americanos também foram melhores, aumentaram para 43,8 horas com um incremento de 39,04%. Os americanos investem cada vêz mais nos treinamentos para empresas. Uma das razões, não a única mas pesa muito na balança, por que um profissional americano produz em média 6 vezes o que produz um profissional brasileiro. A culpa não é somente do governo e dos impostos que, concordamos não ajudam em nada, mas também de empresários com visão, somente, de curto prazo.

Há outros dados estatísticos importantes, mas aqui não falaremos dos números, mas da cultura corporativa. Nossas organizações ainda estão aprendendo à competir num mercado global e hiper-conectado. Nossa cultura competitiva tem menos de 30 anos, afinal abrimos nosso mercado ao mundo somente em 1990 e ainda com inúmeras restrições e dificuldades estruturais.
Mas o fato é que nossa cultura da capacitação profissional nunca foi das melhores e a maioria das organizações, não importa se pequenas, médias ou grandes, tem dificuldades culturais para levarem à cabo ações estratégicas sofisticadas e de médio-longo prazo. Educação Corporativa é uma delas.

Concordamos que nas grandes organizações esta cultura é mais facilmente disseminada, pois muitas vezes as orientações vem de suas matrizes que estão inseridas em mercados competitivos há muitos anos e já perceberam a importância do curso e da palestra empresarial.
A boa notícia é que isto está mudando, principalmente com as novas gerações de gestores que estão chegando às organizações e que são ávidos por conhecimento e inovação. Costumam serem mais abertos e suscetíveis à educação corporativa. Já ministramos diversos treinamentos e palestras para pequenas organizações, de até 30 funcionários, e percebemos que uma cultura nova está em formação impulsionada pelos novos gestores e líderes. Estes novos profissionais percebem as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento como fortes aliadas para atingirem seus objetivos estratégicos e a formação de profissionais conectados com as demandas do seu próprio tempo é uma de suas prioridades.

Há também o fato do cenário econômico que não ajuda muito, porém são nestes cenários que são necessárias as pessoas melhor capacitadas para enfrentar as dificuldades com métodos e procedimentos eficazes. É um paradoxo não se investir na capacitação justamente no momento em que as organizações necessitam de pessoas melhor capacitadas, é um aprendizado que as organizações brasileiras ainda precisam adquirir. As que não adquirirem esta cultura, simplesmente serão extintas pela competição com os melhores capacitados. O mercado seleciona, sempre desta forma, os mais aptos á atenderem suas necessidades.

Dos Cursos In Company o mais demandado atualmente é o Curso de Liderança, cujo objetivo é a formação de novas lideranças nas empresas, justamente por trazerem naturalmente esta sede por aquisição de novas informações e novos conhecimentos. Já nasceram num mundo hiper-conectado, tem sede por realização profissional e, culturalmente, menos influências de um passado aonde a competição não era tão turbinada como em nossos dias.
A nova geração ajudará, e muito, a resolver esta situação. Tenha paciência e continue sugerindo ações de capacitação e desenvolvimento aonde estiver, só teremos à ganhar sendo melhor preparados e mais competitivos.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

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