Três Regras Básicas para a Palestra Empresarial


Três Regras Básicas para a Palestra Empresarial.

Os palestrantes em início de atividade passam, normalmente por alguns infortúnios, como por exemplo o ímpeto de algumas pessoas em realizar perguntas durante a palestra. Muito bem vamos do começo, para evitarmos tais infortúnios, perceba que a Palestra Empresarial tem um formato definido que o ajudará a ter sucesso, em sua condução e conclusão.

Não existe um manual do Treinamento para Empresas com todas estas prescrições que seja reconhecido como o conhecimento definitivo. Existem, sim, vários manuais, com algumas diferenças entre si, mas para não entrarmos nos detalhes que estes manuais propõe, sugerimos algumas dicas básicas que eliminarão, muito, seus riscos por ainda estar no começo e não ter, ainda o domínio da técnica. Para quem não tem tanta experiência com esta atividade pode passar por momentos ruins como :

  • Não saber responder a pergunta.
  • Responder insatisfatoriamente.
  • Dificuldades na retomada do tema seguindo a mesma linha de raciocínio ou levar um tempo para a retomada da linha de raciocínio.
  • Estender a palestra para um tempo não previsto ou não conseguir terminar a palestra.

 

Quanto ao formato, tenha em mente que uma Palestra para Empresas não é um debate, portanto perguntas não cabem durante a condução da palestra, exatamente para a preservação da linha de raciocínio que o palestrante segue e do desvio de atenção dos outros ouvintes que compõe a plateia.
Por outro lado não dirimir dúvidas dos ouvintes também é algo muito ruim para quem pretende dividir seus conhecimentos ou experiências com outros indivíduos, portanto nossa recomendação é que ao iniciar suas Palestras Corporativas prepare os ouvintes para o momento das perguntas com um roteiro, aonde estas serão colocadas num tempo determinado ao final da palestra. Isto posto haverá a conclusão da linha de raciocínio e o palestrante poderá se ocupar e focar nas perguntas. Desta forma serão bem respondidas sem prejuízo para a condução da palestra em termos de tempo ou sequenciamento lógico.

Quanto às perguntas, responda somente o que sabe. Se alguma pergunta em torno do tema trouxer uma abordagem ou uma informação que é de desconhecimento do palestrante, a melhor resposta é informar quem inquire que, naquele momento você não tem a informação ou a resposta. Não é nenhuma vergonha, o palestrante não é o senhor de todo o conhecimento que existe em torno do tema que se ocupa. Está ali para falar do que sabe e não saber algo sobre um determinado tema não é nenhum demérito, mas sim um indicador que você ainda tem espaço para se desenvolver em torno do tema. Dê respostas objetivas, estritamente sobre o que foi perguntado, afinal outras pessoas podem ter suas dúvidas também e estender-se demais na resposta para um pode prejudicar o que outros que tenham interesse em perguntar sobre algo.

Evite o debate, debates são bem aproveitados quando acontecem em outros formatos, o que acontece numa Palestra Empresarial é a divisão de conhecimentos e informações. O que acontece no debate é algo sendo posto à prova por opiniões e abordagens diferentes e requer outro formato, e não o formato de uma palestra. Quando isto acontece, chegamos facilmente ao ponto aonde não teremos nem uma boa palestra e nem um bom debate.

Somente com estas 3 medidas adotadas, sua palestra pode ser eximida de uma grande parte das inconveniências que a falta de expertise pode trazer ao evento. Boas Empresas de Treinamento Empresarial, ao prepararem seus profissionais para a condução de uma Palestra Empresarial, adotam estas 3 medidas dentre suas regras e procedimentos básicos para uma boa condução do evento.

Boa Palestra.


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br