Vantagens e Desvantagens do E-commerce

Vantagens e Desvantagens do E-commerce.

E-commerce, comércio eletrônico ou loja virtual, todos com o mesmo significado e para o mesmo objetivo: Vender na internet.
Acho que não é mais segredo para ninguém o quanto o mercado online cresce e o quanto ele se torna cada vez mais necessário para as empresas, porém assim como todo negócio e mercado, o e-commerce possui suas vantagens e também desvantagens.
Antes de iniciar um de e-commerce é fundamental que você saiba quais são suas facilidades e dificuldades.
Por isso, iremos abordar neste artigo essas principais vantagens e desvantagens do e commerce, para que assim você se previna e consiga se planejar já sabendo de tudo que precisa saber na hora de escolher ter está plataforma de venda.

Vantagens do E-commerce.

Custos .

Os custos com uma loja virtual são bem menores do que com loja física, isso conta como um grande diferencial do e-commerce, pois muitas vezes os empreendedores querem expandir seus negócios e desistem ao maturar os custos com um novo ponto de venda.
Com uma loja virtual, custos como: aluguel, água, luz, vendedores, limpeza, entre outras diversas outras despesas são cortados.
Mas veja bem, você também precisará investir dinheiro na hora de fazer a criação de loja virtual, porém posso te assegurar que será bem menos do que com uma loja física.

Alcance.

Bom, isso não tem nem o que ser discutido, com toda certeza você terá um alcance bem maior de pessoas com uma loja virtual do que com uma loja física que se limita apenas para a região em que a loja se localiza.
Com uma loja virtual você poderá atingir pessoas até mesmo de outro país, dessa forma você vai poder atender a diversos públicos, conseguindo atingir uma quantidade bem maior de clientes e consequentemente lucrando bem mais.

Disponibilidade.

Você terá vendas até mesmo enquanto dorme!
O seu cliente vai poder comprar de você em qualquer horário, seja na hora em que trabalha, almoça, na faculdade ou na balada, de manhã ou de madrugada, basta ele acessar sua loja virtual e você estará lá, SEMPRE disponível para ele comprar de você.

Métricas.

Com um e-commerce é bem mais fácil de você medir todas as ações e funcionalidades que sua empresa está fazendo pois tudo que acontece online pode e deve ser mensurado.
Cada ação que ocorre dentro da sua loja virtual será possível ser capturada, como: textos sendo digitados em um formulário, visitas recebidas, cliques em links, etc.
Fora as outras métricas que ficam bem mais acessíveis com esses dados, como por exemplo, quanto de faturamento você teve em determinado período, quanto vale cada cliente dentro do seu negócio, quanto que cada cliente em média paga por um produto seu, entre outras diversas outras métricas que terão uma facilidade bem maior na hora de calcular.
Dessa forma você terá uma visão bem mais assertiva do retorno dos seus investimentos e principalmente em o que deve ser investido.

Desvantagens do E-commerce.

Concorrência.

A concorrência no mundo virtual é gigante e cresce mais em cada dia que passa, por isso se você ainda não fez a criação de sua loja virtual, quando você fizer, já terão centenas de outras lojas atuando no mercado online e isso pode ser bem desvantajoso para você.
Porém, digo que esse é um problema que pode ser resolvido – com bastante esforço e paciência – você é capaz de ultrapassar essa concorrência, como:

  • Com um bom planejamento e análise de mercado.
  • Escolha um Nicho, algo que nem todos tenham.
  • Tenha um posicionamento diferente.
  • Ofereça vantagens e benefícios que só sua loja tenha.
  • Marketing digital, MUITO marketing!!
    • Confiança.

      Um dos motivos para muitos usuários não efetuarem compras é em não sentir segurança com o site. Efetuar uma compra e não receber o produto, ou comprar um produto que está de um jeito na imagem do site porém pessoalmente é totalmente outra coisa.
      Por isso quanto mais você passar segurança dentro com seu site, mais fácil será de ter vendas, tenha selos de segurança, coloque suas redes sociais para que os usuários tenham acesso a suas postagens, clientes e comentários, mostre seu leque de clientes ou algum elogio que você tenha recebido, entre outras coisas que consigam convencer o cliente que não terá problemas ao comprar de você.

      Produto sem toque.

      Infelizmente nossa tecnologia ainda não nos permite visualizar o produto de forma real, não podemos tocar e nem provar o que compramos, por isso, muitas vezes alguns usuários podem desistir de comprar, por não ter certeza de como aquele produto que ele adquiriu servirá.
      Se você é o do ramo de moda, principalmente, não deixe de forma alguma de colocar todas as especificações precisas daquela roupa, pois o cliente “provará” o seu produto através dessa descrição.
      Já se você vende, por exemplo, eletrodomésticos, celulares, computadores, também não esqueça de fazer a descrição de tudo que o produto tem, para o cliente ter uma melhor experiência de compra e você não ter problemas futuros com trocas e insatisfações.

      Novas Áreas.

      Com a criação de uma loja virtual, o setor de Tecnologia da informação é de extrema e total importância, fazendo seu e-commerce ter uma chance bem maior de sucesso.
      A sua loja virtual, poderá sofrer alguns deslizes técnicos que poderão por exemplo fazer com que ela fique 1 dia inteiro fora do ar, e se você não tiver esse conhecimento técnico para consertar, você terá que esperar os programadores resolverem.
      Para isso eu indico que você na hora de pensar no desenvolvimento de seu loja virtual, selecione a melhor plataforma de loja virtual, que te entregue principalmente suporte para essas operações.

       


      Fonte da Matéria : Bleez E-commerce
      https://bleez.com.br

      Kalina Teixeira | Gestora de Conteúdos.