Variações da Palestra Empresarial

Variações e modelos da palestra Empresarial.

 

Já vimos de, quase, tudo o que você imagina numa Palestra Empresarial. Engolidores de espada, números mágicos, trem da alegria, astronautas, animais pet como contra-parte do palestrante, cuspidores de fogo e por ai vai. A lista é grande e não conseguiremos aqui completá-la.

Em sua maioria apresentadas nas palestras motivacionais, mas também em palestras que tratavam de outros temas como a Palestra de Liderança ou palestras sobre empreendedorismo, por exemplo. No próprio ambiente empresarial há detratores destas iniciativas dos palestrantes e, por muitas vezes até uma reação contundentemente negativa por parte de alguns gestores, claro conversa de caserna e não do jornal da empresa.

A Palestra Empresarial da TrainerBr não segue este formato, somos mais voltados á reflexão e a construção de pensamentos, mas não somos detratores de nenhum destes formatos. Ao contrário, cremos que toda e qualquer iniciativa que agregue valor aos colaboradores, mesmo que numa roupagem diferente deve ser acolhida pelo ambiente corporativo. Existem razões para isto. Uma delas é que o ser humano e sua sensibilidade são de espectros indefinidos, significa que cada indivíduo é sensível á um espectro de estímulo diferente. O que faz sentido para um, não faz sentido para outro. Assim é que somos, como seres humanos em nossa diversidade.

 

Outra razão é que a repetição de um mesmo formato, por mais que seja efetivo na tratativa do assunto, pode provocar o cansaço dos palestrados por repetição de modelos ou exaustão. Neste caso, mudar para algo mais leve, ou seja a Palestra Empresarial num formato diferente pode ser uma estratégia bastante inteligente para evitar esta exaustão.
E por último todos são livres para apresentar o que sabem, e o que sabem pode não agregar valor para uma determinada organização, já para outra pode ser uma solução interessante. Simples assim. Não existem respostas estáticas para o que é dinâmico.
O mesmo acontece, em escala menor, no Treinamento Empresarial, seja num Treinamento in Company ou outro formato qualquer e que seja de longa duração. É comum para evitar o cansaço, ou mesmo para dar outras abordagens, mais amenas à determinados temas, a inserção da Palestra Empresarial para quebrar um ritmo cansativo ou simplesmente trazer uma componente diferente.

Não vemos nenhuma objeção ou material para reprovação das diferentes fórmulas que o ambiente corporativo gesta para o estímulo de mudanças comportamentais ou de outro espectro. Um dos comportamentos que aprende-se no Treinamento para Lideres é que, se uma determinada solução for positiva para a coletividade, mesmo não estando no formato de pensamento ou comportamento do líder, é oportuno que o líder a aceite e promova, caso contrário poderá ir desconstruindo a ligação que tem com seus liderados. Sendo à favor ou contra, o fato é que as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento continuarão gestando novas formas e novas abordagens para que seja transmitida alguma mensagem de relevância para as organizações. É o trabalho de que se ocupam e é aonde podem inovar.
Por esta razão não tecemos nenhuma objeção quando abordamos este tema ou vemos uma Palestra Empresarial num formato diferente do nosso, pelo contrário, nos enriquecemos com este compartilhamento e, não raro, aprendemos também.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br