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Capacitação, Gestão & Performance

Como garantir que sua empresa seja de alta performance

A performance empresarial está intimamente ligada ao desempenho dos seus funcionários. Não adianta pensar que somente seus equipamentos ou produtos o fazem diferente no mercado, e sozinhos aumentarão o faturamento da empresa. Isso é um equívoco. As empresas alcançam alto nível quando têm equipes de trabalho dispostas a mover seus processos administrativos e comerciais.

Criar estratégias comerciais, adotar os mais funcionais programas de gestão empresarial, fazer investimentos estruturais são atitudes corporativas certas, não há dúvida. Porém, se não houverem lideranças e profissionais treinados para o retorno necessário de todo o valor investido, qualquer organização terá prejuízos.
Empresa por conceito é o resultado de tarefas realizadas por pessoas, que visa explorar um ramo de negócio e oferece ao mercado bens ou serviços. Logo não existirá empresa sem os recursos humanos, e, por conseguinte, todos os resultados dependerão deles. Vejamos o que pode ser feito para garantir melhores desempenhos para sua empresa.

A capacitação profissional é sempre aliada

Reforçando a ideia que o segredo do negócio está em como seus funcionários vão desempenhar suas tarefas, a qualificação profissional deverá fazer parte da política de sua empresa. Terá de ser vista como uma obrigação, e tanto empresa quanto o profissional precisam se envolver nessa renovação de conhecimentos.
Em outras palavras, a empresa que busca melhor performance incentivará seu quadro de funcionários a capacitação contínua. Poderá criar convênios com órgãos de classe, instituições sociais ligadas a categoria, empresas de treinamento, e matricular seus funcionários nos cursos pertinentes a suas funções.
Algumas empresas de treinamento corporativo montam grades de cursos específicas para determinados cargos, é interessante para grupos que desenvolvam atividades singulares no mercado.

Investimentos em ferramentas empresariais

Evidente que atrelado a capacitação dos funcionários é necessário investimentos em instrumentos que potencializem o serviço da equipe treinada. Atualmente é notório que empresas apostem em ferramentas que envolvam tecnologias que ajudem a dar maior agilidade aos processos empresariais.

O sistema ERP online, por exemplo, é uma das ferramentas mais utilizadas para tornar os procedimentos internos de uma empresa mais dinâmicos. Esse tipo de software de gestão proporciona ao negócio:
– Uma gestão financeira eficiente
– Maior interação entre os setores
– Controle de informações cadastrais (funcionários, clientes, fornecedores, produtos, etc.)
– Facilidade no envio dos dados para órgão fiscalizadores (Receita, Fazenda, Ministério do Trabalho, etc.)
– Análise das vendas
Gestão de estoque
Esses são pontos básicos apresentados na interface de um programa como o ERP. É um investimento com custo baixo, mas que oferece um retorno significativo.

Vale ressaltar que a automação dentro das empresas é algo cada vez mais comum. A ideia torna processos mais ágeis e seguros. Não existe mais espaço para formulários de papel, e nem tudo pode ser controlado por planilhas. A competição tem ritmo mais acelerado e a empresa precisa de instrumentos que auxiliem a otimizar o desempenho de atividades administrativas, fundamentais para a organização do negócio.

A importância da visão de um líder

Voltando a força produtiva, o papel do líder é fundamental para coordenar todas as ações entre os funcionários. O líder tem de estar preparado e saber resolver os mais diferentes conflitos dentro do grupo. Conseguir atender as exigências da empresa sem sobrecarregar o time. É sem dúvida tarefa que exigirá ao líder conhecimento e preparação psicológica.

Ele também merece atenção quando falamos em treinamento. Existem vários cursos que incrementam novas técnicas para serem usadas pelas lideranças da empresa (inclusive os proprietários).
Essas funções são fundamentais ao negócio, pois fazem parte da área pensante, elas é que montam o planejamento estratégico. Por isso, precisam sempre conhecer novas técnicas e tendências de gestão para somar às suas experiências.

Manter um canal aberto.

Para finalizar é sempre importante conhecer as necessidades e opiniões dos membros da equipe. É esse diálogo, por exemplo, que garantirá o bom retorno dos investimentos em ferramentas empresariais. A empresa deve estimular esse tipo de comunicação, não suprimir. O funcionário é quem fala com o cliente diariamente, é quem executa o serviço e quem conhece o produto. Ele certamente tem algo a acrescentar.

Essa fluidez de ideias dentro da empresa faz tudo andar mais rápido. Não haverá dificuldades em implantar um software de automação comercial, porque ele é 100% online, ou participar de treinamentos depois do expediente de trabalho. O profissional identificará que tais ações visam melhorar o rendimento dele e da empresa. Seguindo essas recomendações sua empresa certamente alcançará uma alta performance.

 


Fonte desta matéria : GestãoClick
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