Fale com um Assessor: (0xx11) 96590-4955
   Suporte TrainerBr

Gestão de Negócios – Dicas para os Primeiros Passos

Os Primeiros Passos da Gestão de Negócios.

Muitos empreendedores sentem dificuldades em definir os primeiros passos na estruturação de um negócio. Com o grande volume de demandas, especialmente nos casos de equipes enxutas, acaba-se por seguir caminhos intuitivos que, nem sempre, são os mais indicados.

Hoje falaremos sobre a forma pela qual você pode iniciar as atividades de sua empresa de maneira apropriada, sem burocratizar, mas mantendo o mínimo de controle necessário.

 

Planeje Seu Negócio.

Antes de falarmos sobre os fatores específicos da gestão de negócios em início de vida, precisamos destacar a importância de um aspecto altamente subestimado no contexto brasileiro: o planejamento das atividades.

Ter um plano de negócios, estruturar um planejamento estratégico, ainda que simplificado, construir um orçamento e realizar projeções e controle de vendas são atividades que fazem toda a diferença. A aplicação de cada uma delas e de outras ferramentas semelhantes independe do porte e do segmento de sua empresa e constitui uma forma objetiva de traçar o caminho até suas metas.
Concentre-se no planejamento dos seus passos. Isso te permitirá identificar de antemão os possíveis desafios com que precisará lidar e ainda fornecerá um norte para avaliar o desempenho ao longo do tempo.

Busque Capacitação.

O empreendedor, especialmente durante os primeiros passos do negócio, precisa lidar com um grande volume de informações. Isso acontece pelo fato de ele ser responsável por diversas áreas, que exigem conhecimentos multidisciplinares e competências específicas.

Sendo assim, é essencial que ele encontre formas de capacitação que lhe permitam conduzir a empresa de forma consistente. Muitos caminhos são possíveis para tanto e alguns exemplos são:

  • Instituições especializadas no suporte a empreendedores;
  • Capacitações focadas em conhecimentos técnicos;
  • Cursos de liderança;
  • Aprendizado independente.

Nesse aspecto é importante sempre buscar formas de capacitação atualizadas. Isso evita a absorção de informações obsoletas e a perda de tempo.

Cumpra a Legislação.

Um dos principais pontos de atenção para empresas em seus primeiros passos é a legislação. Tome sempre o cuidado de trabalhar alinhado à normas e regras específicas de sua área de atuação e evite a informalidade. Lembre-se de que a falta de atenção a esse aspecto pode prejudicar fortemente seu negócio e gerar penalizações.

Muitas empresas não conseguem manter um setor jurídico no início e contratam consultores ou escritórios terceirizados. Se for seu caso, pesquise com cuidado e busque boas referências.

Gerencie os Recursos Humanos.

Outro fator crítico para toda empresa, especialmente no princípio, são os recursos humanos. Eles são a base de tudo e devem ser escolhidos a dedos para influenciar positivamente os resultados.
Desde a escolha de sócios, até cargos táticos e operacionais, busque habilidades complementares e constitua uma equipe que funciona bem em conjunto. Além disso, invista na capacitação de todo o time, assegurando a cada um as possibilidades de atingir os objetivos propostos.

Isso é essencial em todas as fases do ciclo de vida organizacional, mas é ainda mais crítico no princípio, quando as pessoas agregam diversas funções.

Invista em Tecnologia.

Outro fator determinante para o sucesso empresarial e que deve ser corretamente gerido desde os primeiros passos é a tecnologia. Ela tem impacto direto sobre a forma como você desenvolve suas atividades, influenciando fortemente os custos e a rentabilidade do negócio.

Um dos principais aspectos tecnológicos da atualidade, especialmente para quem busca o controle adequado das funções desempenhadas, são os sistemas de gestão ERP. Esses softwares oferecem mecanismos para o controle integrado das atividades e funcionam como braço direito do gestor em tarefas desde controle de estoque até completo sistema de controle financeiro.

Estruture os Processos.

Nossa última dica para quem possui um negócio nos primeiros passos ou para quem pretende abrir um, é a estruturação de processos. Suas atividades precisam ser conduzidas da forma mais eficiente o possível para que sua empresa seja capaz de cumprir o grande objetivo: maximizar lucros.

Sendo assim, gaste tempo definindo o formato ideal de cada tarefa e crie uma sistemática de revisão do seu processo produtivo. Dessa forma você garantirá a melhoria contínua e a prevenção de desperdícios. Esse fator será cada vez mais crítico com o passar do tempo.

Os Primeiros Passos e o Impacto do Tempo.

Se você começar um jogo perdendo, as chances de vencer são significativamente reduzidas. Você passa a ter o desafio de equilibrar a pontuação do adversário, antes de buscar um resultado positivo. A gestão de um negócio funciona da mesma forma.

É essencial que você dê primeiros passos assertivos, baseados em conceitos sólidos e não apenas naquilo que acha ser o certo. Dedique-se a cada aspecto do seu negócio com muito cuidado e sempre pense sobre os reflexos futuros de suas decisões. Isso constitui um grande esforço, mas fará toda diferença para o sucesso duradouro da sua empresa.

 

Fonte desta matéria : GestãoClick
Para mais consulte :https://gestaoclick.com.br/
Phone: (0xx31) 3317-0674

TrainerBr Treinamentos Corporativos

Rua São Francisco Xavier, 101
São Paulo - SP Cep: 04456-030
Suporte Trainer Br : +55 11 96590-4955
relacionamento@trainerbr.com.br

Matérias & Publicações – Blog

Conheça a Trainer Br