Fale com um Assessor: (0xx11) 96590-4955
   Suporte TrainerBr

Motivação – Palestra de Liderança


O que move os Líderes ?

Pergunta enviada em 28/06/17 : O que motiva ou, desperta o interesse, em alguém ser líder ? Status, remuneração, notoriedade?

Apesar de ter fugido um pouco do material exposto na Palestra de Liderança de 28/06, é uma pergunta muito boa.

Em primeira análise o que move qualquer ser humano são os interesses pessoais e com líderes não é diferente, o que pode parecer estranho e induzir a um pensamento individualista da liderança. Entretanto se o interesse pessoal do líder for o desenvolvimento coletivo (incluindo o próprio desenvolvimento), tudo muda um pouco.

O líder sempre tem interesses pessoais em qualquer coisa que vá realizar, sabe porquê? Por que o líder é como qualquer outro ser humano, e seres humanos, todos, tem interesses pessoais.

O nó da questão paira sobre a legitimidade dos interesses de quem está liderando, o que é um problema um pouco complexo, entretanto iremos elaborar um pouco sobre esta questão e deixar as conclusões por conta de suas reflexões.
Esta afirmação não a fizemos na Palestra de Liderança, pelo menos não lembramos, mas lembramos que elaboramos sobre o espectro de atuação do líder, que é o interesse coletivo e daqui já podemos começar uma resposta.
Lideranças tem um forte impulso para colocar os interesses coletivos acima dos interesses pessoais, é natural das lideranças e fácilmente observável ao se estudar a história de diversos líderes. Caso contrário, se este impulso for o de colocar os interesses pessoais acima dos interesses coletivos, a liderança entra numa trajetória de colapso de sua relação com o coletivo e transforma-se em outra coisa, que não podemos chamar de liderança, não necessariamente ruim, entretanto não pode ser chamada de liderança. Muitas vezes pessoas se juntam em grupos por interesses diversos, instrumentalizando o grupo em favor exclusivo de si, o que necessariamente não é ruim, apesar de não ser uma relação entre líderes e liderados. Pode ser apenas uma relação de interesses de curto prazo que, uma vêz atingidos acaba na desagregação natural deste grupo.
Daí podemos concluir que o que desperta o interesse em alguém ser líder é o desenvolvimento (ou objetivo) coletivo, de grupo ou de todos, uma vêz que o que pesará mais na balança de decisões do líder, será o interesse coletivo.
Neste caso, um interesse legítimo, por ser de todos.

 

O Status, a remuneração e a notoriedade são efeitos colaterais (muito bem vindos) de quem realmente lidera, mas que não são uma pedra fundamental e nem, exclusivamente, motivam a liderança.
Quando alguém procura a posição de liderança meramente pela questão do status, da remuneração e da notoriedade, significa que não é líder, de fato. Podemos afirmar isto com clareza, pois basta a constatação que se tirarmos estes 3 benefícios do líder, acabamos com o líder?
Ou o líder sobrevive a isto?
É claro que um líder não sobrevive a isto, nenhum ser humano sobrevive a isto, entretanto não é o motor que move o líder, caso contrário não presenciaríamos pessoas desligando-se das organizações todos os dias para realizarem projetos pessoais que lhe trazem mais significados. Muitas vezes pela mesma remuneração, menor status ou notoriedade.

O que motiva o líder é a aspiração pessoal para que o meio, no qual está inserido, se desenvolva e neste desenvolvimento todos sejam arrastados para uma situação melhor, colaboradores e líderes.
Vimos na Palestra de Liderança que a liderança é algo muito maior do que a boa gestão, a boa gestão é técnica, a liderança é uma aspiração e uma das mais notáveis formas de manifestação humana. Daí porquê existem poucos líderes de fato.
O que motiva os líderes são suas aspirações
.
Reflita profundamente sobre isto.

Nas Empresas.

O Treinamento para Líderes procura elucidar sobre esta nuance da liderança e ajustar este comportamento ao ambiente corporativo. Não é uma tarefa simples o Desenvolvimento de Liderança, mas é possível conscientizarmos as pessoas que no ambiente empresarial, se conseguirmos desenvolver líderes, o resultado dos esforços e das aspirações redundará numa situação melhor para todos, pessoas, líderes e a organização. Claro que, no ambiente corporativo existem outras demandas para o líder, uma delas é a boa gestão.
Se reparar bem, ao procurar um Curso de Liderança as organizações estão em busca da prosperidade, que é uma das aspirações do líder. A alta gestão, de muitas organizações, já percebeu isto e investem fortemente no Treinamento Empresarial para o Desenvolvimento de Liderança, é natural e legítimo.

É muito comum, neste esforço empresarial, as organizações procurarem inspirar seus colaboradores em torno da questão da liderança. Se reparar bem , verá que a liderança tem uma lógica notável, sofisticada e que funciona de longo prazo, que permite o equilíbrio dinâmico, ou induz ao equilíbrio dinâmico, status que as organizações anseiam por atingir, o tempo todo.
O que fizemos na Palestra Empresarial do dia 28/06, foi exatamente isto. Procuramos entender uma das mais notáveis formas que o ser humano pode se manifestar e inspirar os colaboradores à refletirem sobre o tema, trocando em miúdos, foi esta a tônica de nossa Palestra de Liderança e tudo isto foi patrocinado pela organização que tem um interesse honesto e legítimo para que isto aconteça.

É uma demanda de nossos tempos.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br

TrainerBr Treinamentos Corporativos

Rua São Francisco Xavier, 101
São Paulo - SP Cep: 04456-030
Suporte Trainer Br : +55 11 96590-4955
relacionamento@trainerbr.com.br

Matérias & Publicações – Blog

Conheça a Trainer Br